ÁLBUM

Veja fotos
de diversas
competições




   23h36 - 22/11/2003

Palmeiras vence o Sport e volta à primeira divisão com título

MBPress
Em São Paulo

Pouco mais de um ano depois de passar o vexame de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras está de volta à elite do futebol nacional com o título da segunda divisão.

Neste sábado à noite, o alviverde paulista garantiu o retorno, com uma rodada de antecipação, após vencer o Sport por 2 a 1, de virada e com um jogador a menos, no estádio Gigante do Agreste, em Garanhuns.

AFP 
Vágner Love sofre falta na vitória
por 2 a 1 sobre o Sport.
Após cinco rodadas do quadrangular final da série B, o Palmeiras, campeão da série B, já soma 13 pontos e não pode mais ser alcançado por Botafogo, oito, Sport, quatro e Marília, apenas dois.

A queda palmeirense havia acontecido no dia 17 de novembro de 2002. Naquela data, o Palmeiras perdeu para o Vitória por 4 a 3, no Barradão, em Salvador, terminando sua fraca campanha no Brasileirão.

Já a volta aconteceu da melhor maneira possível. Dentro de campo e jogando bom futebol. O Palmeiras liderou todas as fases do Brasileirinho. Na inicial, fez 23 jogos, vencendo 13, empatando oito e perdendo apenas dois.

Na segunda, o time palmeirense foi ainda melhor, vencendo cinco de seus seis jogos, perdendo um. Nestas duas fases, o Palmeiras ainda teve o melhor ataque da competição, marcando 68 gols em seus 29 jogos.

Nesta fase final, o Palmeiras já disputou cinco jogos, vencendo quatro e empatando apenas um. No próximo sábado, Palmeiras e Botafogo, garantidos na série A, se enfrentam em São Paulo. Sport e Marília cumprem tabela no interior paulista.

O jogo
O primeiro tempo foi de muita marcação e pouca criação. O Sport ameaçou o gol de Marcos aos 9min. Valdir Papel recebeu na direita e cruzou. Baiano chegou pouco antes de Ricardinho e desviou para escanteio.

O Palmeiras respondeu aos 15min. Baiano cobrou falta de muito longe, a bola tocou no gramado próximo à pequena área do Sport e dificultou a defesa de Maizena, que desviou para escanteio.

Com uma marcação eficiente, o Palmeiras conseguiu manter o Sport longe de sua área. O time alviverde, porém, só pecou na armação de suas jogadas, não conseguindo criar bons lances de ataque.

Ainda no primeiro tempo, o Sport teve outra boa chance para marcar. Aos 34min, o rubro-negro saiu em contra-ataque. Ricardinho tentou o chute de fora da área e carimbou a zaga, com Valdir Papel, completamente livre, pedindo bola na esquerda.

O segundo tempo foi bem mais movimentado. Aos 11min, o Palmeiras chegou muito perto do gol. Edmílson avançou livre pela esquerda e tocou na saída de Maizena, que conseguiu fazer ótima defesa.

Dois minutos depois, o Sport conseguiu abrir o placar. O rubro-negro conquistou uma falta próxima à área do Palmeiras. Gaúcho cobrou com muita força e não deu chances de defesa para o goleiro Marcos.

O time palmeirense complicou-se ainda mais aos 15min, pouco depois de sofrer o gol. Adãozinho acertou Ricardinho no meio-campo e recebeu o cartão vermelho, deixando o Palmeiras com dez jogadores em campo.

Após o susto, o Palmeiras, mesmo com dez jogadores em campo, conseguiu crescer na partida. Aos 21min, Vágner fez boa jogada e bateu para o gol. A bola desviou na zaga e saiu para escanteio. Após a cobrança, Magrão desviou de cabeça e empatou o jogo.

Animado em campo, o Palmeiras quase virou o jogo aos 27min. Diego Souza invadiu a área pela esquerda, livre, e bateu forte, cruzado. O goleiro Maizena fez boa defesa, não dando rebote para Vágner, que acompanhou o lance de perto.

O técnico Hélio dos Anjos abriu o Sport, colocando o atacante Weldon no lugar do volante Ataliba. E aos 30min, Weldon fez ótimo corta-luz e deixou a bola com Cléber, que driblou seu marcador e, na cara de Marcos, chutou para fora.

Na seqüência, Edmílson perdeu ótima chance ficando livre dentro da área e chutando em cima de Maizena. Mas aos 32min, o mesmo Edmílson recebeu outro bola sem marcação e tocou na saída do goleiro rubro-negr-, virando o jogo.

Abatido, o Sport pouco criou para conseguir o empate. O Palmeiras conseguiu, mesmo com um jogador a menos, que o time rubro-negro pressionasse.

E nos contra-ataques o Palmeiras ainda esteve perto de ampliar. Principalmente aos 47min, num chute de Diego Souza que bateu na trave de Maizena e não entrou. Mas não precisava mais. O Palmeiras já estava na primeira divisão.

SPORT
Maizena, Carlinhos, Gaúcho, Marcão e Magal (Clayson Rato); Ataliba (Weldon), Mancini, Cléber e Nildo; Valdir Papel e Ricardinho
Técnico: Hélio dos Anjos

PALMEIRAS
Marcos; Baiano, Gláuber, Leonardo e Lúcio; Adãozinho, Magrão, Élson e Diego Souza; Edmílson e Vágner Love
Técnico: Jair Picerni

Local: estádio Gigante do Agreste, em Garanhuns
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Roberto Braatz (PR) e Gilson Bento Coutinho (PR)
Cartões amarelos: Lúcio (P), Vágner Mancini (S), Baiano (P), Vágner (P)
Cartão vermelho: Adãozinho (P)
Gols: Gaúcho, aos 13min, Magrão, aos 21min, e Edmílson, aos 32min do segundo tempo


Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

03/09/2007

20h22
Espanhóis comemoram boas atuações no Aberto dos EUA


20h14
Santos tira peso de favoritismo e prevê retomada contra o Inter


20h13
Jogadores do Bota lametam má fase de Dodô


20h10
Diretoria do Bota não teme Fifa e grupo diverge sobre Dodô


20h05
Blake segue sem vencer em partidas de cinco sets

MAIS FUTEBOL

23/06/2010

09h25
Lúcio: "Não estamos satisfeitos com esses dois gols"


09h10
Confronto entre Suíça e Honduras será o 1º da história em Copas


08h38
Juventus contrata goleiro italiano Marco Storari


21/06/2010

12h28
Simão afirma que seleção portuguesa está muito motivada após goleada


11h35
Portugal derruba muralha norte-coreana com 7 gols e fica perto das oitavas