! Brasil vence a Colômbia em sua estréia nas Eliminatórias - 07/09/2003 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  07/09/2003 - 20h10
Brasil vence a Colômbia em sua estréia nas Eliminatórias

Da Redação
Em São Paulo

O Brasil começou bem sua caminhada rumo à Copa do Mundo de 2006, que irá acontecer na Alemanha. Neste domingo, a seleção brasileira derrotou a Colômbia por 2 a 1, no estádio Metropolitano Roberto Melendez, em Barranquilla, na estréia das Eliminatórias Sul-Americanas.

A vitória dá início ao planejamento feito pelo técnico Carlos Alberto Parreira, que acredita em um caminho mais fácil para os brasileiros desta vez.

Antes de conquistar o pentacampeonato mundial em 2002, no Japão, em final diante da Alemanha, o Brasil sofreu muito na fase classificatória. Três técnicos passaram pelo comandado da equipe - Wanderley Luxemburgo, Emerson Leão e Luiz Felipe Scolari - até garantir uma das vagas. Agora, de maneira inédita, o atual campeão do mundo está disputando o torneio preliminar.

A seleção Brasileira também conseguiu manter uma escrita: não perder em uma estréia de Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, que começou antes do mundial de 1954. Até aqui, foram cinco vitórias e quatro empates.

Os gols brasileiros foram anotados por Ronaldo e Kaká. Ambos estavam estreando pela seleção Brasileira em Eliminatórias. Angel fez para a Colômbia.

Na próxima rodada, a seleção brasileira, única a vencer fora de casa na primeira rodada, tentará sua segunda vitória diante do Equador, na quarta-feira, no estádio Vivaldão, em Manaus. Os equatorianos estrearam com boa vitória sobre a Venezuela por 2 a 0, em Quito.

Já os colombianos, que ficaram fora da última Copa do Mundo, terão de se recuperar da derrota em casa contra a Bolívia, em La Paz. Os bolivianos, por sua vez, foram massacrados pelo Uruguai por 5 a 0, no estádio Centenário, em Montevidéu.

O jogo
A partida começou tensa para o Brasil em Barranquilla. Empurrada pelos torcedores, que lotavam o estádio Metropolitano Roberto Melendez, a Colômbia tentava pressionar a seleção brasileira, que, no entanto, se defendia bem.

Nas duas primeiras chances dos colombianos, Lúcio conseguiu afastar o perigo. Aos 3min, Patiño desceu pela direita e cruzou na área. O brasileiro despachou. Seis minutos depois, Crisalez faz excelente jogada individual pelo lado esquerdo, deixou Lúcio no chão, porém o zagueiro se recuperou e colocou para escanteio.

O Brasil respondeu aos 12min. Ronaldo driblou Yepes na área e tocou para Roberto Carlos. O lateral-esquerdo cruzou bola de pé direito e Rivaldo, dentro da pequena área, perdeu gol incrível chutando em cima de Córdoba. No contra-ataque, Angel ficou frente a frente com Dida, mas o goleiro brasileiro levou a melhor.

O ritmo, no entanto, não continuou assim. O forte calor em Barranquilla fazia a seleção brasileiro, no estilo defendido pelo técnico Carlos Alberto Parreira, tocar mais a bola, e esperar o momento certo. Depois de perder boa chance com Cafu, o Brasil abriu o placar.

Aos 22min, Roberto Carlos desceu pelo lado esquerdo e tocou para Zé Roberto, que cruzou rasteiro na área. Rivaldo atraiu a atenção da defesa colombiana e a bola sobrou para Ronaldo. O Fenômeno, livre de marcação, colocou de pé esquerdo no ângulo de Córdoba.

O gol deixou os colombianos desnorteados. A Seleção Brasileira começava a criar algumas oportunidades de ampliar o marcador. Em uma delas, aos 29min, Alex tabelou com Ronaldo, que lançou um pouco forte. Córdoba saiu antes para fazer a defesa. No lance, o goleiro acabou trombando com Martinez.

Aos 31min, Roberto Carlos fez excelente jogada individual pelo lado esquerdo e rolou para trás. Alex acertou chutou forte na entrada da área, mas Córdoba, bem colocado, fez boa defesa. O lance arrancou os aplausos da própria torcida colombiana.

Quando o Brasil estava melhor em campo, a Colômbia conseguiu igualar o placar. Aos 38min, Crisalez fez cruzamento despretensioso de pé esquerdo na marca do pênalti. O zagueiro Lúcio não subiu, e Angel cabeceou com facilidade para vencer Dida.

A seleção brasileira quase conseguiu desempatar no final do primeiro tempo. Aos 44min, Alex cobrou falta na área. A defesa colombiana tentou fazer a linha de impedimento e deixou Gilberto Silva livre. O volante cabeceou forte, mas Córdoba fez excelente defesa.

O segundo tempo começou em ritmo lento. As duas seleções pareciam sentir muito o forte calor de Barranquilla. Sentindo essa acomodação brasileira, aos 14min, o técnico Carlo Alberto Parreira fez duas alterações ofensivas para chegar ao resultado positivo: Kaká e Renato nos lugares de Alex e Emerson.

As mudanças não demoraram muito para dar certo. Aos 16min, Ronaldo fez jogada individual pelo lado direito e rolou bola para Kaká na entrada da área. O ex-são-paulino, vendido ao Milan por US$ 8,5 milhões, acertou chute forte, sem chances para o goleiro Córdoba.

Depois do segundo gol, a seleção brasileira começou a dominar totalmente o jogo. O Brasil criava muitas oportunidades, mas não tinha tranqüilidade para definir a partida. A Colômbia, já em desespero, se mandou ao ataque para tentar conseguir o empate. No entanto, não obteve sucesso.

COLÔMBIA 1 x 2 BRASIL

Colômbia
Córdoba; Martinez, Iván Córdoba, Yepes e Bedoya (Perea); Restrepo (Becerra), Patiño (Molina), Hernandez e Lopez; Crisalez e Angel
Técnico: Francisco Maturana

Brasil
Dida; Cafu, Lúcio, Roque Júnior e Roberto Carlos; Gilberto Silva, Emerson (Renato), Zé Roberto e Alex (Kaká); Rivaldo (Diego) e Ronaldo
Técnico: Carlos Alberto Parreira

Data: 07/09/2003 (domingo)
Local: estádio Metropolitano Roberto Melendez, em Barranquilla
Árbitro: Horacio Elizondo (Argentina)
Auxiliares: Claudio Rossi e Jorge Rattalino (Argentina)
Cartão amarelo: Perea (Colômbia);
Gols: Ronaldo, aos 22min, Angel, aos 38min do primeiro tempo; Kaká, aos 16min, do segundo tempo


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias