ÁLBUM

Veja fotos
de diversas
competições




   14h51 - 28/06/2003

Turquia fica em terceiro lugar na Copa das Confederações

Da redação
Em São Paulo

A Turquia repetiu o feito da Copa do Mundo de 2002 e ficou em terceiro lugar numa competição promovida pela Fifa. Neste sábado (28), a seleção treinada por Senol Gunes derrotou a Colômbia por 2 a 1 na decisão de terceiro e quarto lugares da Copa das Confederações.

Marcada para este domingo em Paris, a final será entre França, país-sede, e Camarões, que jogou quatro partidas até agora e ainda não sofreu gol.

JOGO

Europeus e sulamericanos entraram no estádio de Saint Etienne ainda abalados pela morte do camaronês Marc-Vivien Foe na última quarta-feira após parada cardíaca.

Apesar de toda tristeza demonstrada por torcedores e atletas, principalmente no minuto de silêncio que precedeu o apito inicial do árbitro austríaco Mark Shield, a Turquia não demorou para abrir o marcador.

Logo aos dois minutos do primeiro tempo, o goleiro Córdoba saiu jogando errado. Para completar, a defesa também falhou. Foi o suficiente para o atacante Tuncay Sanli aproveitar a bobeira generalizada e chutar sem defesa.

De resto, a etapa inicial foi muito fraca. Os primeiros 45 minutos mostraram uma Colômbia que aceitou a marcação turca e sem inspiração alguma no ataque. Jogador do Cruzeiro, Aristizábal quase não apareceu. As poucas tentavivas, sem sucesso, saíram dos pés do meia Giovanni Hernandez.

Já a Turquia esperava o adversário no campo de defesa sempre de olho no contra-ataque. A tática surtiu efeito apenas aos 18 minutos, quando Tuncai Sanli lançou para Necati Ates, que se antecipou ao seu único marcador mas adiantou demais a bola.

Pelo menos no começo do segundo tempo, a Colômbia se mostrou diferente. Logo aos quatro minutos, Arriaga caminhou pela direita e tocou para Aristizábal, que, livre na área, teve a capacidade de mandar a bola na trave de Omer Catkic.

A partir daí, os colombianos perceberam que poderiam chegar ao empate. Para melhorar, o time turco não se arriscava muito ao ataque. Depois de uma tabela com Aristizábal, o meia Giovanni Hernandez ficou cara-a-cara com Catckic aos 18 minutos. Tranquilo, o jogador do Deportivo Cali apenas tocou por cima. Depois de empatar, deixou o gramado machucado.

Depois do gol de empate o que se viu foi equilíbrio, apesar de Aristizábal errar, novamente, gol na frente do goleiro turco. Quando todos pensavam que o terceiro lugar seria disputado na prorrogação, a Turquia encaixou contra-ataque mortal.

Aos 41 minutos, Tuncay Sanli entrou livre pela direita e rolou para Okan Yilmaz, que havia perdido pênalti na semifinal contra a França. Sem marcação, o atacante teve tranquilidade para colocar a bola no ângulo esquerdo de Córdoba. O gol garantiu à Tuquia a terceira posição da Copa das Confederações.

COLÔMBIA
Oscar Córdoba; Gonzalo Martínez, Iván Córdoba, Yepes e Bedoya; Jorge López (Valentierra), Giovanni Hernández, Velásquez e Patiño; Becerra (Arriaga) e Aristizábal

TURQUIA
Omer; Sonkaya (Selduk), Servet, Deniz e Toraman; Cerkan, Volkan (Ergun), Ibrahim Uzulmez e Gokdeniz; Necati (Okan) e Tuncay

Juiz: Mark Shield (AUS)
Público: 18.237 torcedores
Gols: Giovanni Hernández, aos 18min do 2º tempo (C); Tuncay, aos 2mindo 1º tempo, e Okan, aos 41min do 2º tempo (T)
Cartões amarelos: Gonzalo Martínez (C); Servet Cetin, Uzulmez Ibrahim, Tuncay e Omer (T)

Clique aqui para ter todos os detalhes da Copa das Confederações


Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

03/09/2007

20h22
Espanhóis comemoram boas atuações no Aberto dos EUA


20h14
Santos tira peso de favoritismo e prevê retomada contra o Inter


20h13
Jogadores do Bota lametam má fase de Dodô


20h10
Diretoria do Bota não teme Fifa e grupo diverge sobre Dodô


20h05
Blake segue sem vencer em partidas de cinco sets

MAIS FUTEBOL

23/06/2010

09h25
Lúcio: "Não estamos satisfeitos com esses dois gols"


09h10
Confronto entre Suíça e Honduras será o 1º da história em Copas


08h38
Juventus contrata goleiro italiano Marco Storari


21/06/2010

12h28
Simão afirma que seleção portuguesa está muito motivada após goleada


11h35
Portugal derruba muralha norte-coreana com 7 gols e fica perto das oitavas