ÁLBUM

Veja fotos
de diversas
competições




   17h52 - 18/06/2003

França vence a Colômbia na Copa das Confederações

Da Redação
Em São Paulo

Um pênalti duvidoso deu aos franceses a vitória sobre a Colômbia na estréia das equipes na Copa das Confederações, por 1 x 0, nesta quarta-feira em Lyon.

Aos 37min do primeiro tempo, o juiz português Lucílio Cardoso entendeu que o zagueiro colombiano Velásquez interceptou com a mão, propositalmente, um cruzamento do lateral Thuram, causando a revolta dos atletas colombianos. Henry, dois minutos depois, cobrou e fez o único gol do jogo.

O resultado deixou a equipe do técnico Jacques Santini na segunda colocação do Grupo A, com três pontos, ao lado do Japão. A equipe asiática, que nesta quarta bateu a Nova Zelândia por 3 x 0, leva vantagem no saldo de gols.

Jogando em casa, a França desde o início tomou a iniciativa das ações ofensivas. A equipe colombiana, porém, não se intimidou e através de uma forte marcação - às vezes até violenta - conseguiu barrar a maioria das articulações dos rivais no início da partida.

Se obteve um bom desempenho defensivo, a Colômbia não foi tão efetiva na hora de atacar. Tanto que a melhor chance da equipe de Francisco Maturana na primeira etapa foi numa cobrança de falta de Velásquez, aos 10min.

A França conseguiu romper a barreira sul-americana somente na parte final, numa seqüência de boas cabeçadas de Henry - aos 28min - e Cissé - aos 31min.

A pressão foi compensada aos 39min, quando Henry bateu o pênalti polêmico assinalado pelo juiz Cardoso sem chances para o goleiro Córdoba: 1 x 0.

A França quase chegou ao segundo gol aos 45min. Thuram cruzou para Dacourt, na pequena área, finalizar. Córdoba fez boa defesa.

No segundo tempo, com ânimos menos exaltados, as duas equipes deixaram de lado as jogadas mais ríspidas.

A França manteve o domínio territorial, mas teve poucas chances efetivas de ampliar o placar. Nos últimos 15 minutos do jogo, inclusive, adotou uma postura muito defensiva, deixando apenas um atleta no campo de defesa.

Já a Colômbia não teve competência para articular jogadas ofensivas, principalmente pela pouca eficiência de seus jogadores de meio-campo.

A melhor chance da equipe sul-americana foi apenas aos 45min, quando Veleasquez - num contra-ataque - avançou pelo lado direito de seu ataque e chutou na trave de Coupet.

A próxima rodada do Grupo A da Copa das Confederações será disputada na sexta-feira. Em Lyon, a Colômbia vai pegar a Nova Zelândia às 14h (horário de Brasília). Já a França receberá o Japão em Saint Etienne às 16h (horário de Brasília).

FRANÇA 1 x 0 COLÔMBIA

França
Coupet; Thuram, Mexes, Desailly e Lizarazu; Dacourt, Kapo (Pires), Pedretti e Wiltord; Henry (Marlet) e Cissé (Govou)
Técnico: Jacques Santini

Colômbia
Oscar Córdoba; Ivan Córdoba, Yepes, Bedoya e Martinez (Vallejo); Velásquez, Lopez, Patino (Arzuaga) e Hernadez; Becerra e Aristizábal
Técnico: Francisco Maturana

Data: 18/06 (quarta-feira)
Local: Gerland Stadium, em Lyon (FRA)
Juiz: Lucílio Cardoso (POR)
Cartões amarelos: Lopez, Velásquez, Becerra, Ivan Córdoba, Aristizábal(C), Mexes, Henry, Lizarazu e Thuram (F)
Gol: Henry, aos 39min do primeiro tempo


Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

03/09/2007

20h22
Espanhóis comemoram boas atuações no Aberto dos EUA


20h14
Santos tira peso de favoritismo e prevê retomada contra o Inter


20h13
Jogadores do Bota lametam má fase de Dodô


20h10
Diretoria do Bota não teme Fifa e grupo diverge sobre Dodô


20h05
Blake segue sem vencer em partidas de cinco sets

MAIS FUTEBOL

23/06/2010

09h25
Lúcio: "Não estamos satisfeitos com esses dois gols"


09h10
Confronto entre Suíça e Honduras será o 1º da história em Copas


08h38
Juventus contrata goleiro italiano Marco Storari


21/06/2010

12h28
Simão afirma que seleção portuguesa está muito motivada após goleada


11h35
Portugal derruba muralha norte-coreana com 7 gols e fica perto das oitavas