ÁLBUM

Veja fotos
de diversas
competições




   18h16 - 17/11/2002

Botafogo perde do São Paulo e cai para a segunda divisão

Agência Folha
No Rio de Janeiro

Nem o atacante Dill esperava que o seu primeiro gol pelo São Paulo entrasse para a história. Depois de chegar ao clube em outubro do ano passado, ele quebrou o jejum hoje, com o gol que mandou de vez o Botafogo para a segunda divisão do Brasileiro.

Dill, que só jogou porque o técnico Oswaldo de Oliveira decidiu usar apenas reservas, fez aos 10min do segundo tempo o tento da vitória de seu time por 1 a 0 e aumentou a agonia do adversário, que precisava vencer e esperar por uma combinação de resultados para conseguir se salvar.

Além do vexame do rebaixamento, o Botafogo, um dos mais tradicionais clubes do país, campeão brasileiro em 1995, terminou a competição com o pior ataque e na última posição.

A despedida melancólica da equipe do Nacional foi acompanhada de perto pelo presidente eleito Bebeto de Freitas, que saiu da tribuna antes do final do jogo, quando seu time já perdia.

Contratado para salvar a equipe, o técnico Carlos Alberto Torres tentou evitar dar explicações. "Não tenho o que falar agora. Qualquer coisa que eu disser vai parecer desculpa", afirmou.

Enquanto os botafoguenses demonstravam vergonha e desespero, o time paulista comemorava o fato de ter aumentado a sequência de vitórias do clube.

São dez triunfos seguidos neste Nacional. Se os comandados de Oliveira vencerem os dois jogos das quartas, contra o Santos, igualarão o recorde do Guarani, que obteve 12 vitórias seguidas -11 em 1988 e uma em 1989.

O São Paulo também completou uma invencibilidade de 12 jogos. Mesmo se só empatar os seus jogos no mata-mata, o São Paulo conquistará o título brasileiro, já que terminou a fase de classificação na primeira posição. O primeiro adversário será o Santos, nas quartas-de-final.

Os são-paulinos perceberam a aflição do adversário antes mesmo do confronto de hoje começar. Os botafogueses demoraram para ir a campo, para que a partida começasse depois das de seus concorrentes contra a queda.

Quando o time da casa chegou ao gramado, onde o rival já estava, as duas equipes ainda tiveram de esperar a saída dos torcedores locais, que desfilavam pelo campo com suas bandeiras. O jogo só começou com 16 minutos de atraso.

Os primeiros minutos também retrataram a situação das duas equipes. Desesperadamente em busca da vitória, o Botafogo, já havia acertado duas bolas na trave -um no primeiro minuto- em oito minutos.

Enquanto o rival ia ao ataque, o São-Paulo, classificado e com o primeiro lugar já garantido, trocava passes com lentidão -e o goleiro Roger demorava para bater os tiros de meta.

No segundo tempo, o Botafogo só foi mais ofensivo após Dill colocar o rival em vantagem. O atacante foi lançado pela esquerda, chutou na saída de Carlos Germano. O goleiro defendeu, mas, no rebote Dill marcou.

Após o gol, o botafoguense Daniel, substituído em seguida, foi para o banco chorando. No fim, Sandro, driblado por Jorginho, chutou o adversário, foi expulso e tentou brigar com outros rivais.

BOTAFOGO
Carlos Germano; Marcos Gomes (Rodrigo), Sandro, Gilmar e Rodrigo; Almir, Esquerdinha (Camacho), Carlos Alberto e Daniel (Geraldo); Lúcio e Ademílson
Técnico: Carlos Alberto Torres

SÃO PAULO
Roger; Reginaldo, Régis e Wilson; Rafael, Daniel, Júlio Baptista, Adriano (Aílton) e Jorginho; Leandro (Rico) e Dill (Oliveira)
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Local: estádio Caio Martins, em Niterói (RJ)
Juiz: Luciano Augusto Almeida (DF)
Cartões amarelos: Gilmar e Lúcio (B); Régis (S)
Cartão vermelho: Sandro (B)
Gols: Dill, aos 10min do segundo tempo

Clique aqui para entrar nas páginas especiais do Brasileiro, com classificação, artilheiros e resultados de todos os jogos. Aqui para entrar na página do Botafogo ou aqui para saber mais sobre o São Paulo.


Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

03/09/2007

20h22
Espanhóis comemoram boas atuações no Aberto dos EUA


20h14
Santos tira peso de favoritismo e prevê retomada contra o Inter


20h13
Jogadores do Bota lametam má fase de Dodô


20h10
Diretoria do Bota não teme Fifa e grupo diverge sobre Dodô


20h05
Blake segue sem vencer em partidas de cinco sets

MAIS FUTEBOL

23/06/2010

09h25
Lúcio: "Não estamos satisfeitos com esses dois gols"


09h10
Confronto entre Suíça e Honduras será o 1º da história em Copas


08h38
Juventus contrata goleiro italiano Marco Storari


21/06/2010

12h28
Simão afirma que seleção portuguesa está muito motivada após goleada


11h35
Portugal derruba muralha norte-coreana com 7 gols e fica perto das oitavas