ÁLBUM

Veja fotos
de diversas
competições




   17h54 - 13/10/2002

Santos goleia Cruzeiro em pleno Mineirão

Agência Folha
Em São Paulo

O técnico Leão até pediu a eles que não fossem tanto ao ataque. O jogo "inteligente" proposto pelo treinador previa cautela.

O jovem time santista, entretanto, fez exatamente o que sabe fazer: atacou. E com sucesso. Goleou o Cruzeiro com facilidade por 4 a 1 neste domingo à tarde, no Mineirão, e assumiu a vice-liderança do Nacional, com 32 pontos, mesmo número do São Caetano, mas com uma vitória a menos (10 contra 9) do que o líder do torneio.

Segundo o Datafolha, foram nove finalizações santistas só no primeiro tempo, o suficiente para a equipe definir a partida em apenas 19 minutos.

Ao todo, os santistas concluíram 17 vezes ao gol do rival, o que confere ao time a liderança nesse fundamento no torneio -são, em média, 19,7 chutes a gol por jogo neste Brasileiro.

Com os quatro gols marcados neste domingo, os comandados de Leão ainda passaram a ter o segundo melhor ataque do Nacional, com 33 gols marcados, perdendo apenas para o São Paulo, que já balançou as redes 35 vezes.

Neste domingo, o técnico cruzeirense, Wanderley Luxemburgo, ainda facilitou o trabalho ofensivo do rival, armando seu time ofensivamente, apenas com um homem de marcação no meio-campo, Quintana. O outro volante, Paulo Miranda, atuava mais avançado.

Assim, os habilidosos jogadores do time paulista fizeram a festa. Chegavam com facilidade ao ataque e só paravam nas faltas dos assustados zagueiros mineiros.

Mas isso não foi capaz de anular a equipe de Leão. Assim, aos 4min, Elano, em cobrança de falta, fez 1 a 0.

Atordoados, os cruzeirenses ainda viram Robinho perder chance incrível, com o gol livre, após rebote em chute de Elano que acertou a trave.

Com tanta facilidade, os santistas, por um momento, chegaram a recuar. E só não sofreram o empate porque o goleiro Júlio Sérgio salvou a equipe em chutes de Rondinelli e Paulo Miranda.

Com o susto, resolveu voltar à ofensiva contra o adversário. Então, até o zagueiro André Luiz foi ao ataque para marcar o segundo gol aproveitando cruzamento de Robinho, aos 19min.

Irritado, Luxemburgo colocou dois atacantes em sua equipe, Joãozinho e Alessandro. Sacou o único marcador do time, Quintana, e acabou assinando a sentença de morte de seu time.

Leão soube aproveitar a vulnerabilidade defensiva do adversário. "Eles colocaram dois velocistas [Alessandro e Joãozinho]. Temos de jogar com inteligência e não darmos nosso campo para eles. Temos de continuar no ataque", disse o técnico no intervalo.

A ordem do chefe foi prontamente atendida. Já no primeiro minuto da segunda etapa, o goleiro Jefferson espalmava chute de Diego de fora da área.

Mas Elano é quem estava mesmo afinado com o discurso de Leão. Aos 8min, ele, que foi o maior finalizador santista, com cinco conclusões, fez, de cabeça, o terceiro gol após ótimo cruzamento de Maurinho.

O lateral do time da Vila Belmiro, que foi o atleta mais acionado da equipe com 48 bolas recebidas, ainda deu outro presente para Robinho fazer o quarto gol.

Em um contra-ataque Maurinho deu ótimo passe para o atacante, que chutou na saída de Jefferson, aos 17min.

Os mineiros, que só haviam assustado em chutes de Rondinelli, ainda conseguiram descontar aos 42min, com Joãozinho.

CRUZEIRO
Jefferson; Maicon (Rui), Luisão e Rondinelli; Quintana (Joãozinho), Paulo Miranda, Wendell e Alex; Marcelo Ramos (Alessandro) e Fábio Junior.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

SANTOS:
Júlio Sérgio; Maurinho, André Luís, Alex e Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano (Welington) e Diego (Douglas); Robinho e Alberto (Robert).
Técnico: Emerson Leão.

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
Data-Hora: 13/10, às 16h.
Árbitro: Luciano Augusto Almeida (Fifa-DF)
Cartões Amarelos: Rui (C) Paulo Almeida e André Luís (S)
Gols: 4min Elano, 18min André Luís, 53min Elano, 62min Robinho, 86min Joãozinho.

Clique aqui para entrar nas páginas especiais do Brasileiro, com classificação, artilheiros e resultados de todos os jogos. Aqui para entrar na página do Cruzeiro ou aqui para saber mais sobre o Santos.


Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

03/09/2007

20h22
Espanhóis comemoram boas atuações no Aberto dos EUA


20h14
Santos tira peso de favoritismo e prevê retomada contra o Inter


20h13
Jogadores do Bota lametam má fase de Dodô


20h10
Diretoria do Bota não teme Fifa e grupo diverge sobre Dodô


20h05
Blake segue sem vencer em partidas de cinco sets

MAIS FUTEBOL

23/06/2010

09h25
Lúcio: "Não estamos satisfeitos com esses dois gols"


09h10
Confronto entre Suíça e Honduras será o 1º da história em Copas


08h38
Juventus contrata goleiro italiano Marco Storari


21/06/2010

12h28
Simão afirma que seleção portuguesa está muito motivada após goleada


11h35
Portugal derruba muralha norte-coreana com 7 gols e fica perto das oitavas