ÁLBUM

Veja fotos
de diversas
competições




   17h53 - 23/12/2001

Atlético-PR conquista o Campeonato Brasileiro de 2001

Da Redação
Em São Paulo

O Atlético-PR conquistou o Campeonato Brasileiro de 2001. Neste domingo à tarde, em São Caetano do Sul, o time paranaense fez uma grande partida, venceu o São Caetano por 1 a 0, ficando com o título inédito.

Alex Mineiro foi o grande herói da conquista, marcando oito gols nos quatro jogos decisivos do time no campeonato.

O time atleticano, que podia até perder por um gol para ficar com o título, iguala-se ao rival Coritiba, campeão brasileiro em 1985. O São Caetano perdeu sua segunda final nacional neste ano de 2001.

Em janeiro, o time paulista, que terminou a primeira fase do Brasileirão na liderança, decidiu a Copa João Havelange com o Vasco, sendo derrotado pelo Vasco por 3 a 1, no Maracanã.

O jogo
Diferentemente do primeiro jogo, os times começaram jogando mais fechados, cautelosos. As chances de gol quase não existiram.

Com seu jogo duro, o time do Atlético-PR terminou a primeira etapa com três jogadores com cartões amarelos. Os zagueiros Nem e Rogério Corrêa, além do meia Adriano, foram advertidos por Carlos Eugênio Simon.

O time paulista exagerou nas jogadas aéreas, sempre procurando o atacante Magrão. A defesa atleticana, porém, esteve bem posicionada e cortou quase todos so cruzamentos.

Com dificuldade para entrar tocando a bola, o São Caetano também tentou marcar através dos chutes de longa distância. Em duas oportunidades, com Esquerdinha, a bola passou perto do gol de Flávio.

A única boa jogada do ataque paulista aconteceu aos 30min. Marcos Paulo tabelou com Esquerdinha, recebeu livre dentro da área e cruzou rasteiro. O goleiro Flávio ainda tocou na bola, que passou na frente de Magrão.

O São Caetano voltou mais ofensivo no segundo tempo. O time paulsita conseguiu se manter no campo de ataque por mais tempo, principalmente com as entradas de Bechara e Muller, nos lugares de Serginho e Marcos Paulo.

O Atlético-PR se fechou mais e passou a atuar somente nos contra-ataques. A primeira boa chance paranaense aconteceu aos 14min. Kléber, porém, segurou muito a bola e deu tempo para Simão fazer o corte.

Mesmo com maior presença no ataque, o São Caetano continou insistindo em jogadas pelo alto e mostrou muita desorganização para tentar chegar ao gol. Aos 20min, Nem falhou e Anaílson teve boa chance. Mas o atacante tentou simular um pênalti, que não aconteceu, desperdiçando a oportunidade.

Seguro em campo, o Atlético-PR chegou ao gol aos 22min. Fabiano chutou forte, rasteiro. O goleiro Silvio Luiz fez a defesa parcial e Alex Mineiro marcou no rebote. Foi o oitavo gol do atacante nos quatro jogos decisivos do campeonato.

Mesmo com precisando fazer três gols, o São Caetano continuou perdido na marcação do time paranaense e praticamente não teve chances nem para empatar. Uma das poucas oportunidades aconteceu novamente num chute de fora da área. Bechara chutou forte aos 34min e acertou a trave de Flávio.

Com muita tranqüilidade, o Atlético-PR controlou a partida até o fim, tocou a bola, afastou o São Caetano de sua área e garantiu a história conquista.

São Caetano
Sílvio Luiz; Mancini, Daniel, Dininho e Marcos Paulo (Müller); Simão, Serginho (Bechara), Adãozinho e Esquerdinha (Marlon), Anaílson e Magrão
Técnico: Jair Picerni

Atlético-PR
Flávio, Rogério Corrêa (Igor), Nem e Gustavo; Alessandro, Kléberson, Cocito (Pires), Adriano e Fabiano; Alex Mineiro e Kléber (Souza)
Técnico: Geninho

Data: 23/11 (domingo)
Local: estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul
Juiz: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Cartões amarelos: Simão, Esquerdinha, Mancini (S); Nem, Rogério Corrêa e Adriano (A)
Gol: Alex Mineiro, aos 21min do segundo tempo

Leia também
"O São Caetano é bom, mas a gente é melhor", afirma Alex Mineiro


Clique aqui para entrar nas páginas especiais do Campeonato Brasileiro. Aqui para entrar na página do São Caetano. Ou aqui para entrar na página do Atlético-PR.


Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

03/09/2007

20h22
Espanhóis comemoram boas atuações no Aberto dos EUA


20h14
Santos tira peso de favoritismo e prevê retomada contra o Inter


20h13
Jogadores do Bota lametam má fase de Dodô


20h10
Diretoria do Bota não teme Fifa e grupo diverge sobre Dodô


20h05
Blake segue sem vencer em partidas de cinco sets

MAIS FUTEBOL

23/06/2010

09h25
Lúcio: "Não estamos satisfeitos com esses dois gols"


09h10
Confronto entre Suíça e Honduras será o 1º da história em Copas


08h38
Juventus contrata goleiro italiano Marco Storari


21/06/2010

12h28
Simão afirma que seleção portuguesa está muito motivada após goleada


11h35
Portugal derruba muralha norte-coreana com 7 gols e fica perto das oitavas