! Brasil perde para Honduras e é eliminado da Copa América - 23/07/2001 - UOL Esporte - Copa América

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  23/07/2001 - 23h44
Brasil perde para Honduras e é eliminado da Copa América

Lello Lopes
Da Redação
Em São Paulo

A seleção brasileira deu outro vexame na noite desta segunda-feira. Jogando em Manizales, o time de Luiz Felipe Scolari perdeu por 2 a 0 de Honduras e foi eliminado nas quartas-de-final da Copa América.

Com a vitória sobre o Brasil, Honduras torna-se a sensação do torneio. A seleção da América Central só aceitou disputar a Copa América na véspera do início da competição, após a desistência da Argentina.

Nas semifinais, Honduras irá enfrentar a Colômbia, que eliminou a seleção do Peru nesta segunda-feira, com uma vitória de 3 a 0. O jogo está marcado para a quinta-feira.

Esta foi a primeira derrota do Brasil para Honduras. Nas três vezes anteriores, a seleção brasileira havia conseguido duas vitórias e um empate.

O jogo
Mais uma vez a seleção brasileira começou a partida jogando muito mal. Denílson, destaque da vitória sobre o Paraguai, começou o jogo como titular, mas passou todo o primeiro tempo apagado.

O primeiro lance de perigo do Brasil aconteceu aos 3min, com Guilherme. O atacante do Atlético-MG caiu na área, mas o árbitro paraguaio Ubaldo Aquino mandou a jogada seguir.

Aos 9min, o meia Alex chutou de longe e o goleiro Valladares se atrapalhou para fazer a defesa. Quatro minutos depois foi a fez de Denílson tentar o gol, mas a bola passou à esquerda do gol hondurenho.

Honduras só chegou com perigo ao gol brasileiro aos 27min. O meia León fez uma grande jogada e obrigou o goleiro Marcos a fazer uma boa defesa.

Aos 30min, Denílson driblou um zagueiro hondurenho e concluiu mal. Na finalização, o jogador do Bétis chutou por sobre o gol. Aos 37min, Alex desperdiçou outra chance, após pegar um rebote na área.

No segundo tempo, Felipão tirou Luisão e Alex para colocar Juninho Pernambucano e Juninho Paulista. Com isso, mudou o esquema tático: 3-5-2 para o 4-4-2.

Logo no primeiro minuto, a mudança pareceu dar resultado: Juninho Paulista fez ótima jogada e quase marcou o gol. Dois minutos depois, o mesmo Juninho chutou e o goleiro Valladares fez a defesa.

Aos 12min, Honduras chegou ao gol que abriu caminho para a classificação às semifinais. León fez boa jogada na direita e cruzou. Martinez se antecipou ao goleiro Marcos e tocou de cabeça. A bola bateu na trave e em Belletti antes de entrar.

O gol desestabilizou completamente a seleção brasileira. Com isso, a seleção hondurenha passou a controlar o jogo.

Aos 17min, os hondurenhos marcaram novamente. Entretanto, o trio de arbitragem decidiu anular o tento, indicando que a bola saiu no cruzamento para a área.

O Brasil não conseguia chegar ao gol hondurenho e ainda corria risco nos contra-ataques. Aos 29min, Cris falhou e León quase marcou para Honduras.

Nos últimos minutos, a seleção brasileira foi no desespero para o ataque, mas não conseguiu marcar. A maior chance aconteceu aos 40min, quando Guilherme, Jardel e Belletti perderam a oportunidade para colocar a bola dentro do gol.

Com a equipe inteira no ataque, a seleção brasileira ficou vulnerável aos contra-golpes de Honduras. E, aos 48min, exatamente num contra-ataque, Martinez marcou o segundo gol hondurenho, selando a vitória da equipe.

BRASIL
Marcos; Juan, Luisão (Juninho Pernambucano) e Cris; Belletti, Emerson, Eduardo Costa (Jardel), Alex (Juninho Paulista) e Júnior; Denílson e Guilherme
Técnico: Luiz Felipe Scolari

HONDURAS
Valladares; Caballero, Medona e Carcamo; Pérez, Rodriguez, León (Aguirre), Turcios (Rodriguez), Guevara e Garcia; Martinez
Técnico: Ramón Madariaga

Local: estádio Palo Grande, em Manizales (COL)
Árbitro: Ubaldo Aquino (PAR)
Cartões Amarelos: Eduardo Costa e Júnior (B); Martinez e Medina (H)
Cartões Vermelhos: Emerson (B) e Carcamo (H)
Gols: Martinez (H), aos 12min e 48min do segundo tempo

Clique aqui para ver série de páginas especiais da Copa América, com notícias, foto, classificação e resultados dos grupos e mais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias