Topo

Palmeiras

Hendeca ou Undeca: como chamar o provável título brasileiro do Palmeiras?

Time paulista precisa de uma vitória simples para garantir o título do nacional - Ettore Chiereguini/AGIF
Time paulista precisa de uma vitória simples para garantir o título do nacional Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

27/10/2022 20h00

Basta uma vitória simples na próxima rodada para que o Palmeiras conquiste o Campeonato Brasileiro de 2022. Caso isso se confirme, o clube aumentará ainda mais a hegemonia no futebol nacional com 11 títulos.

Mas como chamar um time que levantou essa quantidade de taças de um campeonato? O Lance! esclarece.

Quem vence duas vezes, é bicampeão. Quem ganha três, é tricampeão. Quem tem quatro, é tetra, e assim por diante. Sem hífen e com apenas essas formas corretas de serem chamados.

Contudo, aquele que foi 11 vezes campeão pode escolher entre dois termos: Hendeca ou Undecacampeão. O primeiro tem origem grega, por isso inicia com a letra "h", e exprime a noção de onze. Já o segundo vem do latim, escrevendo com "u", e contém a mesma ideia referente à quantidade.

Hendecacampeão, do grego, ou Undecacampeão, do latim, são formas corretas de se referir aos possíveis 11 títulos conquistados pelo Verdão.

Vale lembrar que a palavra "Unodeca", que também entrou em pauta em caso de conquista palmeirense, não existe em nenhum dicionário e não pode ser utilizada no momento da comemoração. Não é uma expressão correta.

Desde a unificação das conquistas feita pela CBF a partir de 1959, o Palmeiras busca o título brasileiro de 2022 para ampliar a vantagem na liderança de clubes mais vezes campeões da história do torneio.

Palmeiras