Topo

São Paulo

Para ter Gatito, São Paulo estuda acelerar naturalização de Arboleda

Robert Arboleda, zagueiro do São Paulo, pode se naturalizar brasileiro - Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC
Robert Arboleda, zagueiro do São Paulo, pode se naturalizar brasileiro Imagem: Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC

Depois de ver o próprio Gatito Fernández ir a público, confirmar o interesse do São Paulo em seu futebol e admitir que a renovação de contrato com o Botafogo está complicada, o clube do Morumbi admite que pretende em 2023 tirar da gaveta um projeto que acabou esquecido para usar como argumento para o goleiro paraguaio: a naturalização do equatoriano Arboleda. A informação é do Lance.

O número de estrangeiros no plantel são-paulino foi um dos fatores questionado por Gatito em seu contato inicial com o clube para avaliar o interesse em jogar no Morumbi.

O motivo é claro: caso o Tricolor passe o limite de cinco estrangeiros por jogo estabelecido pelo regulamento da CBF, o goleiro não teria uma posição de titular absoluto garantida.

Atualmente, além de Arboleda, o São Paulo conta com o uruguaio Gabriel Neves, o colombiano Colorado, o venezuelano Ferraresi e os argentinos Bustos, Calleri e Galoppo. Todos vêm sendo constantemente relacionados para as partidas pelo fato do zagueiro se recuperar de cirurgia no tornozelo esquerdo.

Agora liberado pelo departamento médico, Arboleda tirará o lugar de uma das opções citadas caso seja relacionado pelo técnico Rogério Ceni nas partidas finais do Campeonato Brasileiro.

Uma fonte declarou que é uma situação pela qual Gatito não quer passar. E há motivos para se preocupar. Arboleda, Bustos, Ferraresi e Calleri possuem contrato para iniciar 2023 no Tricolor. Emprestado pelo Nacional de Montevidéu, Gabriel Neves terá a cláusula de compra exercida pela equipe do Morumbi. Ou seja, dos estrangeiros, apenas Colorado pode sair do São Paulo, deixando a equipe com o limite de cinco preenchido.

De todos os gringos são-paulinos, Arboleda preenche os requisitos legais para pedir a naturalização brasileira ordinária. Está no Tricolor desde 2017, ou seja, mora no país há mais de quatro anos, o principal requisito legal. Também se comunica com fluência em português e não possui condenação penal.

São Paulo e Arboleda conversaram sobre o assunto no início do ano. E o camisa 5 se mostrou favorável. Esse, inclusive, foi um dos fatores nas negociações para renovação de seu contrato até o fim de 2024. O processo, rápido, de cerca de 15 dias, não afetaria suas convocações para o selecionado do Equador.

O curioso é que Gatito, alvo são-paulino para ser titular do gol no ano que vem, também atende os mesmos requisitos. Só no Botafogo está desde 2017, mas jogou antes por Vitória e Figueirense.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o argentino Giuliano Galoppo também está na lista de estrangeiros do São Paulo. O erro foi corrigido.

São Paulo