Topo

Fifa analisa datas e uma nova sede para o Mundial de Clubes de 2022

Troféu do Mundial de Clubes é exibido no gramado antes de Chelsea x Palmeiras - Tullio Puglia - FIFA/FIFA via Getty Images
Troféu do Mundial de Clubes é exibido no gramado antes de Chelsea x Palmeiras Imagem: Tullio Puglia - FIFA/FIFA via Getty Images

09/09/2022 10h54

A Fifa está estudando as opções de datas e de sede para a realização do Mundial de Clubes de 2022. Segundo o jornal espanhol 'As', os Estados Unidos ganharam força para sediar os jogos da competição, que contará com o Real Madrid, campeão da Champions League, e um clube brasileiro.

Isso porque Flamengo e Athletico-PR confirmaram presença na final da Libertadores deste ano, garantindo ao Brasil um representante no torneio que reúne campeões de outros continentes. O Mundial de Clubes deste ano, no entanto, ainda não foi confirmado oficialmente pela entidade.

A tendência é que a competição seja disputada somente após a Copa do Mundo do Qatar, que termina em 18 dezembro. Os Estados Unidos entraram na 'briga' para sediar o Mundial com a China e o Emirados Árabes.

Segundo o jornal, a Fifa planeja realizar as semifinais e a final do Mundial de Clubes na primeira semana de fevereiro de 2023, entre os dias 6 e 12. Esta data se encontra próxima às oitavas de final da Champions League, programadas para os dias 14 e 15 de fevereiro.

Além disso, as datas que a Fifa estuda coincidem com as semifinais da Copa do Rei. Sendo assim, caso o Real Madrid se classifique para esta fase, a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) toparia alterar seu calendário para que o clube merengue disputasse o Mundial de Clubes.

A decisão da Libertadores, que definirá o possível adversário dos Merengues em uma eventual final, será disputada no dia 29 de outubro, um sábado. A partida entre Flamengo e Athletico-PR acontecerá no Monumental de Guayaquil, no Equador.