Topo

Líder e 'garçom', Renato Augusto eleva o aproveitamento do Corinthians no ano

19/08/2022 09h00


Não foi apenas Yuri Alberto quem brilhou na classificação do Corinthians à semifinal da Copa do Brasil. Renato Augusto viveu noite mágica na goleada por 4 a 1 sobre o Atlético-GO, distribuindo três passes para gol na partida.

+ GALERIA - Confira o balanço da janela de transferências do Corinthians

Dessa forma, ele chegou a seis assistências no ano, se igualando a Giuliano como jogador do elenco que mais serviu os companheiros na temporada.

A reafirmação do camisa 8 veio justamente após um período conturbado para ele, que ficou cerca de um mês e meio afastado por dores na panturrilha, como para o Timão, que havia sido eliminado da Libertadores e vinha de bastidores quentes.

Referência técnica da equipe, o meia de 34 anos dá outra dinâmica ao meio-campo e 'tira o peso' para que os jogadores mais jovens possam atuar com tranquilidade no setor, como Du Queiroz.

Após o jogo contra o Dragão, o camisa 37 falou sobre a importância de Renato dentro do elenco e como ele ajuda os atletas mais jovens dentro de campo.

- Cara sensacional, chamo ele de liderança porque querendo ou não, ele é um dos líderes do grupo e ajuda demais. Cara com muita qualidade, Copa do Mundo, Seleção Brasileira, não tem como ele não ajudar, e dá bastante dica para nós, principalmente ali no meio - declarou Du Queiroz na zona mista da Neo Química Arena depois da vitória sobre o Atlético-GO.

+ TABELA - Veja datas e simule o mata-mata da Copa do Brasil

Os jogadores mais jovens ganham com a presença de Renato Augusto em campo, como também o aproveitamento do clube alvinegro é melhor com ele. Dos 52 jogos disputados pelo Corinthians no ano, o camisa 8 participou de 35, sendo titular em 25 partidas.

Sem o seu meia de maior qualidade técnica, o Timão tem aproveitamento de 52% no ano. Com Renato em campo, o número sobe para 54,6%. Já quando ele é titular, a equipe conquistou 64% dos pontos.

Como o Corinthians enfrenta o Fluminense já na próxima semana pela Copa do Brasil, com mando de campo a ser sorteado, a tendência é que Renato Augusto seja preservado contra o Fortaleza, no domingo (21), pelo Brasileirão.

O atleta voltou a atuar 90 minutos na derrota por 1 a 0 diante do Palmeiras, e admitiu após o Dérbi que devido às circunstâncias, teve que ficar em campo até os 90 minutos, fugindo do cronograma estabelecido pela comissão técnica para controlar a carga física do meia.

Com Renato 'inteiro' para a sequência final da temporada, a tendência é que o entrosamento entre ele, Róger Guedes e Yuri Alberto melhore ainda mais. O trio ofensivo vem se estabelecendo como solução em meio a saída de Willian e a má fase de Giuliano.

Segundo a plataforma 'Footstats', dos 32 passes certos do camisa 8 contra o Atlético-GO, cinco foram para Róger Guedes e dois para Yuri Alberto. Dos dois cruzamentos dados pelo meia, um foi para Yuri - justamente o que originou o terceiro gol corintiano.