Topo

Botafogo

Reforço do Botafogo, Junior Santos fala sobre início difícil: 'O diamante vem da lama'

 Junior Santos na apresentação ao Botafogo no Estádio Nilton Santos - Vitor Silva/Botafogo
Junior Santos na apresentação ao Botafogo no Estádio Nilton Santos Imagem: Vitor Silva/Botafogo

18/08/2022 15h03

Junior Santos foi apresentado pelo Botafogo na tarde de hoje (18), na sala de imprensa do Estádio Nilton Santos. O novo atacante chegou ao Glorioso junto ao Sanfrecce Hiroshima-JAP e falou sobre o início no futebol, pois só conseguiu se profissionalizar aos 23 anos de idade.

"É uma batalha muito grande. Cheguei a desistir de ser jogador profissional, aí tive oportunidade no Osvaldo Cruz, depois Ituano quando o meu empresário me encontrou. Foi difícil essa adaptação de várzea para o profissional... Em três meses de profissional, já tinha quatro gols no Paulista, que é muito forte. Fui artilheiro na Copa do Nordeste. Um ano de profissional já tinha grandes feitos. No amador, tem muitos jovens que precisam de alguém olhando. O diamante vem da lama e ele tem que ser garimpado. A essência do Brasil é essa, é jogar descalço, na rua", declarou.

O jogador também valorizou a chegada ao Glorioso para a disputa do Campeonato Brasileiro.

"É a realização de um sonho vestir essa camisa, um clube muito grande que tem muita tradição. Um dos motivos de aceitar a proposta, além da grandiosidade do time, o projeto que está sendo elaborado. O Botafogo vem se reestruturando e essa reformulação é muito boa e eu estou muito feliz", afirmou.

Confira outros trechos da coletiva

Estrear contra o Juventude
A expectativa sempre acontece. Já estou treinando com o grupo, vinha jogando com o Japão, a gente sofre um pouco com a readaptação de fuso horário, mas já estou pronto para fazer a estreia. Vai depender do treinador, se ele observar que eu tenho condições eu vou dar o meu melhor.

Passagem no Sanfrecce Hiroshima
Minha ida para o Japão foi muito difícil para o começo, você está acostumado com feijão e arroz, lá tinha comer verdura, lá os temperos são diferentes. Foi muito difícil essa readaptação, a gente acha que o futebol japonês é fácil de jogar, temos exemplos de jogadores que foram para lá e não conseguiram jogar. Consegui ter grandes resultados no Japão, foi muito bom para a minha adaptação no profissional, evolui bastante, precisava amadurecer algumas coisas e me sinto um jogador mais completo.

Ter completado 50 gols na carreira recentemente
Minha meta de gols é primeiro conseguir ajudar ao Botafogo, espero chegar aos 58 gols, está bom. Chego aqui com muita confiança, me dedicarei bastante nos treinos, acho que você se prepara bastante na alimentação, no sono, tenho focado bastante nos jogos, então vou entrar em campo focado para conseguir essas metas.

Características
Além de atuar pelo centro eu consigo ter muita mobilidade. Não sou muito 9, consigo trazer um pouco de mobilidade, um contra um, acredito que vocês vão ver isso muito nos jogos.

Momento
Acredito que o Botafogo está passando por uma reestruturação, os jogadores estão se adaptando ao estilo de jogo, isso leva um pouco de tempo, o time precisa de um pouco de entrosamento, tem times que já tem quatro, cinco anos jogando junto, isso eleva a qualidade. A expectativa são as melhores, estou focado, quando eu tiver a oportunidade vou tentar fazer o gol. Só vou poder mostrar algo dentro de campo.

Onde atua
Consigo jogar de lado, na Ponte Preta tivemos nove vitórias consecutivas e a maioria dos jogos eu joguei pelos lados, é uma das minhas características essa flexibilidade.

Botafogo