Topo

Campeonato de capoeira termina com campeão de Brasília e cinturão das mãos de astro do UFC

16/08/2022 15h33


O campeonato "Volta do Mundo - Bambas" aconteceu no último sábado e revolucionou o meio de competir da capoeira. Entre os oito atletas selecionados, Erick Maia, natural de Brasília, ficou com o título. Ele recebeu o cinturão das mãos de Thiago Marreta, astro brasileiro do UFC.

Além de Thiago Marreta, o campeonato foi promovido por Savério Scarpati e Felipe Tropeço, que também são atletas de capoeira. Os idealizadores do evento falaram sobre a experiência e engrandeceram a competição, disputada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

+ De auxiliar de pedreiro até o UFC: brasileira Tamires Tratora vibra com acerto


- O campeão recebeu além de uma premiação em dinheiro no valor de cinco mil reais, assim como ocorre em outras modalidades de artes marciais, como o boxe e o MMA, inaugurando um momento histórico na capoeira mundial, nosso objetivo foi contribuir pela profissionalização da capoeira no Brasil e no mundo - disse Savério, antes de passar a palavra para Thiago Marreta:

- Queremos ver a capoeira recebendo todos os holofotes que ela merece, assim como nossos atletas. Hoje em dia, é muito difícil para um atleta viver da capoeira, conseguir patrocínios e assim divulgar e crescer ainda mais o alcance do esporte, e infelizmente muitos acabam desistindo ou indo buscar oportunidades em outras artes marciais que já possuem esse tipo de cenário. Mas com este projeto visamos remunerar nossos atletas, e fomentar o mercado da capoeira, trazendo os olhares de investidores através de um evento e assim beneficiar a todos - disse o lutador do UFC.

Além de Erick, campeão, o torneio contou com outros sete participantes: Moicano, Maurício Japão, Mestre Ivan, Sem Coluna, Arthur Fiu, Tiziu, Felipe Cica. Os atletas tiveram que duelar em quatro estilos de capoeira e foram julgados por árbitros de maneira específica.

+ De manto novo! Veja as novas camisas dos clubes brasileiros pós-pandemia


Com a conquista, Erick Maia levou R$ 5 mil, além do cinturão. Os organizadores do torneio prometem novidades em novas etapas ainda neste ano, como uma competição de capoeira na categoria feminina.