Topo

Brasileirão - 2022

Inter: CBF solta áudio do VAR de 'impedimento de nádega' criticado por Mano

Imagem do VAR em gol do Inter contra o Fluminense, onde é marcado impedimento de Alemão - Reprodução TV
Imagem do VAR em gol do Inter contra o Fluminense, onde é marcado impedimento de Alemão Imagem: Reprodução TV

15/08/2022 17h44

A CBF divulgou hoje o áudio do VAR do lance que anulou um gol do Internacional na vitória por 3 a 0 sobre o Fluminense, ontem, pelo Campeonato Brasileiro. A decisão gerou polêmica, pois Alemão estava atrás da linha do meio-campo no momento em que recebe a bola. Na avaliação do árbitro de vídeo Adriano Milczvski e do assistente Luciano Roggenbaum, ambos do Paraná, o jogador estava inclinado e, portanto, impedido.

Quem reclamou muito do lance foi o técnico colorado Mano Meneses, que apontou a marcação de um "impedimento de nádega" no lance. "Tenho anos nesse negócio, mas é a primeira vez que vejo impedimento da poupança", falou o comandante.

O lance ocorreu aos 16 minutos do segundo tempo. Alemão saiu do campo de defesa e deu passe milimétrico para Mauricio, às costas do zagueiro, e o camisa 27 chutou para fazer, naquele momento, 2 a 0 em favor do Inter. A arbitragem cancelou o gol por impedimento.

Enquanto isso, a cabine analisou dois possíveis impedimentos. Primeiro no passe, quando o árbitro avaliou que o jogador ainda estava no campo de defesa.

"É, está no próprio campo de defesa. Ok, pode soltar", analisou o árbitro de vídeo inicialmente.

Depois, se inicia a análise do momento do lançamento, quando Felipe Melo dava condições e o VAR avisa que nem precisa colocar a linha. Um dos integrantes da equipe, então, pergunta se pode seguir com a partida, mas o outro pergunta se não quer analisar o primeiro lance novamente por outro ângulo.

"Ele está com os dois pés para trás, olha - avalia - aí a posição é legal, certo? Agora tem que ver se vai ter a possível... a um pega ele inteiro? Mas ó, ele está para trás. A inclinação do corpo não conta, certo?", diz o analista.

"Sim... Não, a inclinação do corpo conta, se ele estiver. A inclinação do corpo conta", afirma o auxiliar.

"Conseguiu pegar, né? Então vamos calibrar aqui. Aguarde, Ramon, aguarde. Checando possível impedimento. São dois lances. Vamos ver nesse primeiro aqui. Nenhuma outra pega mais lateralmente?", pergunta Adriano Milczvski.

Posteriormente, os dois tentam encontrar o momento que a bola sai dos pés de Gabriel através de diversas câmeras antes de traçar a linha. Nesse momento, eles traçam a linha no ombro de Felipe Melo e também no de Alemão.

"Ramon, o atleta que faz o gol no segundo lance não está em posição de impedimento, mas o primeiro lance no meio-campo está. Pode confirmar impedimento. Decisão factual impedimento. Exatamente aí, na linha do meio-campo", completou o VAR.