Topo

Ex-lutador afirma que vitória de Alex Poatan sobre Adesanya seria um 'desastre' para o UFC; veja

13/08/2022 09h15


"Referência" quando o assunto era promover lutas dentro do UFC, Chael Sonnen conseguiu enfrentar adversários de altíssimo nível também por seus feitos dentro do octógono, mas principalmente pelo fato de atrair muita audiência para os seus combates. Atualmente aposentado do MMA e atuando como comentarista, o americano, que chegou a disputar os cinturões peso-médio e meio-pesado do Ultimate, falou a respeito da disputa de título dos médios entre Israel Adesanya e Alex Poatan, que acontecerá em 12 de novembro.

Em declaração recente em seu canal no YouTube, Chael Sonnen afirmou que uma vitória de Alex Poatan sobre Israel Adesanya no card do UFC 281 seria um "desastre" para a categoria peso-médio do UFC e para a organização como um todo. E, ao explicar o motivo, citou que Adesanya tem como uma das suas principais virtudes saber promover bem suas lutas no Ultimate, enquanto Poatan, na visão de Sonnen, não possui tal característica.

- Então, (Alex Poatan) Pereira tem feito um grande trabalho. Mas ele está traindo seus parceiros. Ele tem um trabalho a fazer de vender essa luta. E se ele ganhar essa luta, ele vai ter que levar essa divisão nos ombros. Se ele vai tomar o reinado de Israel Adesanya, você tem que olhar para tudo que Adesanya está fazendo. Você tem que ser capaz de substituir isso e mais.

Seria um desastre se Pereira vencesse essa luta, junte a isso às ferramentas de promoção. Você tem um dos grandes marqueteiros do esporte (Adesanya), que se importa com a audiência, ele se importa o suficiente para trazer a vocês o entretenimento. Contra um cara (Poatan) que não liga para isso. Um cara que eu não tenho certeza se saberia soletrar 'entreter' - um cara que não entende esse lado do negócio - disse Sonnen.

O embate entre os dois era algo muito esperado desde que Poatan assinou contrato com o UFC. Os lutadores já possuem uma rivalidade desde os tempos de Kickboxing. Pelo Glory, maior evento da modalidade, eles tiveram duas batalhes e o brasileiro venceu ambas - uma por nocaute e outra por decisão.

Alex Poatan estreou no Ultimate em novembro de 2021 e precisou de apenas três lutas para chegar ao title shot. O brasileiro nocauteou de forma brutal Andreas Michailidis, venceu o compatriota Bruno Blindado e "atropelou" Sean Strickland no último mês de julho.

Já Adesanya conquistou o cinturão interino do UFC em 2019, quando bateu Kelvin Gastelum. Depois, unificou os títulos com o nocaute sobre Robert Whittaker. Após o feito, emendou cinco defesas de cinturão na categoria dos médios, mas as últimas performances não têm agradado os fãs. O nigeriano foi vaiado no duelo contra Jared Cannonier em julho.