Topo

Sem Messi e Cristiano Ronaldo, La Liga ganha novos protagonistas com Lewandowski e Benzema

11/08/2022 07h00


Após as saídas de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi de Real Madrid e Barcelona, respectivamente, o Campeonato Espanhol parecia que iria sofrer com a ausência de um protagonista. No entanto, Karim Benzema se destacou com a camisa merengue na última temporada, mas sem muitos adversários à altura.

Na próxima campanha, o centroavante francês irá competir pela artilharia da La Liga com Robert Lewandowski, principal contratação do clube catalão durante a janela de transferências. Os dois nomes prometem esquentar e dar espetáculos durante as 38 partidas.

MELHOR SEM CRISTIANO RONALDO
?Contratado pelo Real Madrid no mesmo ano em que Cristiano Ronaldo chegou na capital espanhola, Karim Benzema tinha no companheiro de elenco uma referência. A preferência pela finalização ao gol era, quase sempre, do português.

Por atuar mais como um garçom do que propriamente como um artilheiro, o atacante francês se tornou o jogador com mais assistências na história do clube merengue com 159 passes para o gol de outros parceiros de elenco.

+ Primeiro técnico de Vini Jr no Real Madrid exalta atacante brasileiro

Após a saída de Cristiano Ronaldo, Benzema passou a ter outra função na equipe. Nas últimas quatro temporadas, o camisa nove anotou mais de 20 gols em todas as edições do Campeonato Espanhol.

Benzema é o grande nome do Real Madrid (Foto: JAVIER SORIANO / AFP)

No entanto, após três anos sendo vice-artilheiro da La Liga, sempre atrás de Lionel Messi, o veterano de 32 anos anotou 27 gols na competição, encerrou a temporada 21/22 com o Troféu Pichichi, prêmio entregue ao melhor marcador do Campeonato Espanhol e também como o grande craque da conquista da equipe merengue.

CHEGOU PARA COMPETIR
?Robert Lewandowski reforça o Barcelona em sua primeira aventura longe da Polônia ou da Alemanha. No entanto, o centroavante chega na Catalunha para ser a principal esperança de gols do elenco desde a saída de Lionel Messi.

+ Como o Barcelona conseguiu tantos reforços mesmo em crise financeira?

O novo camisa nove chega com o status de ídolo e principal contratação culé na janela de transferências. Artilheiro de sete das últimas nove edições do Campeonato Alemão, o atleta quer repetir seus feitos na Espanha.

Com 585 gols na carreira, somando clubes e seleção polonesa, Lewandowski tem 159 gols a mais do que Benzema em suas trajetórias. No entanto, a nova peça blaugrana ainda precisa se adaptar a um novo sistema de jogo e um novo país.

MELHORES DO MUNDO
Enquanto Cristiano Ronaldo e Lionel Messi duelaram por anos durante a última década o posto de melhor jogador da temporada, esse confronto está sendo disputado atualmente justamente entre Benzema e Lewandowski.

Por conta da última temporada, que culminou com as conquistas da La Liga e Champions League, o centroavante francês é favorito na disputa do Ballon D'Or e do The Best da Fifa. Somente uma surpresa tiraria os prêmios do atleta merengue.

Lewandowski com o prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa(Foto: Divulgação / Bayern de Munique)

Por outro lado, as duas temporadas anteriores foram de um domínio avassalador de Lewandowski. Embora o Bola de Ouro de 2021 tenha acabado nas mãos de Messi de forma muito contestada, o polonês vem sendo um protagonista no futebol mundial.

EXPECTATVA PARA 22/23
?Karim Benzema atua em um sistema consolidado há muitos anos. Ao lado de Vini Jr, o camisa nove seguirá sendo o grande protagonista do elenco de Carlo Ancelotti, mas tem um grande concorrente para alcançar, pela primeira vez na carreira, a marca de mais de 30 gols na La Liga.

Por outro lado, o Barcelona vem passando por um processo de remodelação nos últimos anos. Com um ataque que nunca atuou junto, o rendimento de Lewandowski, principalmente em seu primeiro ano, talvez não supra as expectativas.

Em seu primeiro ano no Lech Poznan, o artilheiro anotou 14 gols no Campeonato Polonês. Em 2010/2011, quando estreou pelo Dortmund, o atacante anotou apenas oito tentos em 33 jogos da Bundesliga. Com a camisa do Bayern, o centroavante balançou a rede 17 vezes no Campeonato Alemão.

O Barcelona deve ter Lewandowski como a principal referência, Raphinha atuando pelo lado direito e Ansu Fati ou Ferran Torres jogando pela extrema esquerda. As peças são, indiscutivelmente, do mais alto nível do futebol mundial. Mas precisa haver o encaixe.

E com essa disputa entre dois dos melhores atacantes e jogadores do mundo, quem ganha é o Campeonato Espanhol e os torcedores. Em uma temporada que promete ser equilibrada, Real Madrid e Barcelona devem disputar rodada a rodada a liderança da La Liga, enquanto os dois protagonistas irão brigar pelo Troféu Pichichi.