Topo

Corinthians precisa de feito inédito com Vítor Pereira para avançar de fase na Libertadores

09/08/2022 09h00


O Corinthians se encontra em um cenário desfavorável na Libertadores. Para avançar à semifinal do torneio, o Timão precisa reverter a vantagem de dois gols construída pelo Flamengo no jogo de ida, disputado na Neo Química Arena.

+ GALERIA - Relembre todas as remontadas do Corinthians neste século

Sob o comando de Vítor Pereira, o Timão ainda não conseguiu vencer uma partida fora de casa por três ou mais gols de diferença - vantagem necessária para avançar sem penalidades à semifinal da Libertadores.

A última vez que isso aconteceu o clube era treinado por Vagner Mancini e Luan foi o maestro da equipe. O ex-camisa 7, emprestado ao Santos, marcou dois dos três gols corintianos na vitória por 3 a 0 sobre o Sport Huancayo-PER, na fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2021, no dia 6 de maio.

Para tentar reverter a desvantagem e conseguir a remontada, Vítor Pereira deve mandar o que tem de melhor no time titular, com Cássio, Fagner e Fábio Santos na defesa, Renato Augusto no meio-campo, e o trio de ataque formado por Willian, Yuri Alberto e Róger Guedes.

Das lideranças do elenco e contratações badaladas feitas nos últimos 12 meses, apenas Maycon não iniciará a partida. O camisa 5 fraturou o segundo dedo do pé esquerdo no jogo de ida contra o Flamengo e ficará fora de combate por cerca de um mês e meio.

Mesmo com a 'escalação ideal', o clube vai precisar mostrar uma força que ainda não teve fora de casa. Com sete vitorias, oito empates e 10 derrotas, a equipe soma 38,7% de aproveitamento longe da Neo Química Arena na temporada, com 22 gols marcados e 32 sofridos.

+ TABELA - Timão ou Flamengo? Simule os jogos da Libertadores

Na Libertadores, o time treinado por Vítor Pereira ainda não venceu fora de casa. Os dois únicos triunfos do Time do Povo vieram na Arena, contra o Deportivo Cali e Boca Juniors, ambos pela fase de grupos.

Do outro lado, o Flamengo soma apenas quatro derrotas como mandante na temporada, tendo 76% de aproveitamento em casa. A última derrota do Rubro-Negro no Maracanã foi no dia 5 de junho, quando a então equipe treinada por Paulo Sousa perdeu por 2 a 1, de virada, para o Fortaleza, no Brasileirão.

Com Dorival Jr, o time da Gávea vem de uma longa série invicta. São sete vitórias e um empate nos últimos oito jogos. O último revés do Flamengo foi justamente para o Corinthians, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro.

Dos oito times que estão nas quartas de final do torneio, o Timão é o time que mais sofreu finalizações e quem foi mais desarmado até aqui, segundo o Footstats. Ainda, o time treinado por Vítor Pereira é a equipe com menos chutes por jogo (8,75) e com menor número de gols marcados (5).

Não obstante, o Corinthians só conseguiu virar um dos 11 mata-matas no qual saiu atrás na partida de ida da Libertadores. Após ser derrotado pelo Rosario Central por 3 a 2, na Argentina, o clube brasileiro fez o mesmo placar jogando em casa e avançou nos pênaltis.