Topo

Ofensivo, fazedor de gols e destaque do Mundial: quem é Carlos Eduardo, novo jogador do Botafogo

07/07/2022 07h30


Se o Botafogo tem dificuldade para marcar gols - é o sétimo pior ataque do Brasileirão -, este fator deve melhorar com a chegada de Carlos Eduardo. O meio-campista, que possui acordo encaminhado com o Alvinegro e a contratação separada apenas por exames físicos, é conhecido por ser uma arma ofensiva.

+ Matheus Pereira gosta do Botafogo e vê Luís Castro como diferencial, mas Al-Hilal pede mais de R$ 100 milhões

O jogador de 32 anos fez a carreira praticamente inteira fora do Brasil. Revelado pelo Ituano, ele chegou a atuar no Fluminense em 2009 graças a uma parceria do Tricolor com o clube de Itu à época. Nas Laranjeiras, contudo, pouco apareceu - foram apenas 11 jogos e um gol marcado.

A carreira passou a tomar corpo a partir de 2010, quando Carlos foi para o Estoril. Em Portugal, assumiu um papel de protagonismo no clube da Praia e chamou a atenção do Porto. Ele chegou inicialmente para o time B, onde trabalhou com Luís Castro, atual técnico do Botafogo.

Carlos Eduardo pelo Porto (Foto: Divulgação/FC Porto)

Com o desenrolar da temporada, Paulo Fonseca, então treinador da equipe principal, foi demitido e Luís Castro foi chamado para assumir o time principal até o fim da temporada. Carlos Eduardo, então, passou a figurar mais no time A dos Dragões, fazendo uma temporada de cinco gols e quatro assistências em 30 gols.

+ Bastidores: Botafogo nunca saiu do páreo por Luís Henrique, negociou direto com o OM e superou Flamengo

O ano seguinte foi de uma experiência no Nice, na França. Lá, ficou marcado por ter marcado cinco gols na mesma partida. Apesar de ter atraído olhos de outras equipes da Europa à época, Carlos optou por seguir a carreira no Al-Hilal, clube que ficou cinco anos e é considerado como um dos maiores ídolos da história. Depois, passou por Al-Ahli dos Emirados Árabes e Al-Ahli da Árabia Saudita.

CARACTERÍSTICAS
Apesar de ser meia, Carlos Eduardo pisa com certa frequência na área para finalizar as jogadas. Desde 2014, ele só não marcou pelo menos dez gols em uma temporada na última época, onde passou pelos dois Al-Ahli e trocou de clube na transição de 2021 para 2022.

+ Ambidestro, destaque na Argentina e desejado na Europa: conheça Martín Ojeda, novo alvo do Botafogo

Carlos Eduardo também ajuda na construção inicial das jogadas, recuando até a primeira linha, vindo no círculo central do meio-campo, para municiar o setor ofensivo. No último Campeonato Saudita, por exemplo, ele teve médias de 2.1 bolas longas e 1.7 passes cavados por partida, com, respectivamente, 67% e 57% de aproveitamento. Os dados são do "SofaScore".

Mapa de calor de Carlos Eduardo em 2021 (Foto: SofaScore)

A questão é: ou Carlos Eduardo atua em uma faixa inicial da criação ou uma região já avançada, de finalização. Não à toa, ele nunca teve uma temporada com mais de cinco assistências na carreira. Não é um meio-campista que vai municiar os outros companheiros no terço final, e sim mais um elemento para tentar botar a bola na rede.

Em dados levantados pelo LANCE!, Carlos Eduardo marcou 42 dos 45 gols que fez na Saudi League de dentro da área, o que representa 93,3% do total. Na Champions League da Ásia o número é bem similar: 12 dos 13 tentos de Carlos Eduardo foram feitos dentro da área (92,3%).

+ Botafogo encaminha compra de Erison, artilheiro do clube em 2022

DESTAQUE NO MUNDIAL DE CLUBES
Carlos Eduardo foi o terceiro melhor jogador do Mundial de Clubes de 2019, atrás de Mohamed Salah, do Liverpool-ING, e Bruno Henrique, do Flamengo.

Um dos líderes do Al-Hilal na conquista da Champions League da Ásia meses antes, o brasileiro não teve a mesma sorte no Qatar: o clube saudita foi o 4º colocado, perdendo para o Flamengo na semifinal e para o Monterrey-MEX na disputa do terceiro lugar.

O camisa 3 saiu com moral, apesar de tudo. Com um gol e uma assistência, ele ficou no pódio das atuações individuais.