Topo

São Paulo

SPFC foi último time a ter três expulsos no mesmo jogo da Sul-Americana

Rogério Ceni comanda o São Paulo contra a Católica, pela Sul-Americana - Staff Images / CONMEBOL
Rogério Ceni comanda o São Paulo contra a Católica, pela Sul-Americana Imagem: Staff Images / CONMEBOL

01/07/2022 13h00

Na Copa Sul-Americana, somente uma equipe havia conseguido ter três jogadores expulsos na mesma partida. Equipe essa que reproduziu o feito na última quinta-feira (30). O recorde continuará pertencendo ao São Paulo, que venceu a Universidad Católica por 4 a 2, no Chile, pela ida das oitavas de final.

Em 3 de dezembro de 2003, o Tricolor venceu o River Plate por 2 a 0 no Morumbi. Nos pênaltis, contudo, perdeu por 4 a 2 para os argentinos e foi eliminado da Sul-Americana nas semifinais. Aquela foi a primeira edição da competição que contou com a participação de equipes brasileiras. Cinco jogadores foram expulsos na ocasião, sendo três são-paulinos, assim como neste ano. Era a única vez que havia acontecido isso na secundária competição sul-americana até esta quinta.

Mas o que mais marcou aquela partida foi a batalha campal entre os jogadores no final do tempo regulamentar. Confusão que havia sido fermentada antes. Depois do São Paulo anotar o segundo gol, aos 24 minutos do segundo tempo, o atacante Diego Tardelli tentou pegar a bola, mas o zagueiro Ameli (ex-Tricolor) não deixou e desencadeou uma briga entre os atletas dos dois times. Na confusão, o técnico são-paulino Roberto Rojas foi expulso.

Nos acréscimos, Rico e Ameli dividiram uma jogada de carrinho e o brasileiro acertou o argentino. Ambos foram expulsos. Após o juiz apitar o final do segundo tempo, os jogadores dos dois times partiram novamente para a agressão, após o meia Fabiano se desentender com Barrado, que havia entrado no lugar de Luis González.

No final da confusão, que envolveu diversos jogadores, incluindo reservas, o juiz uruguaio Jorge Larrionda expulsou Jean e Luis Fabiano, do São Paulo. Do lado do River Plater, foram Barrado e Pereyra que receberam o cartão vermelho.

Na saída de campo, Luis Fabiano, que chegou dando voadora nos jogadores adversários, deu a declaração que entrou para história e é lembrada até hoje como uma das mais folclóricas do futebol brasileiro.

- Contra argentino tem que ajudar os companheiros na porrada. E entre bater o pênalti e ajudar na briga, eu prefiro ajudar na briga.

Na última quinta, Calleri, Igor Vinícius e Nestor receberam o vermelho e são desfalques para o confronto da volta, semana que vem, no Morumbi. Caso nenhuma das nove peças que estão no departamento médico retornem até a próxima quinta-feira (7), o São Paulo terá apenas sete opções de jogadores de linha para ocuparem o seu banco de reservas.

São Paulo