Topo

Ao LANCE!, jornalista da Colômbia traça raio-x do Tolima, adversário do Flamengo na Copa Libertadores

29/06/2022 09h00


O Flamengo tem mais um desafio importante em busca do tri da Copa Libertadores. Nesta quarta-feira, o Rubro-Negro enfrenta o Deportes Tolima no Estádio Manuel Murillo Toro, às 21h30, pelo jogo de ida das oitavas de final da competição continental. Por isso, o LANCE! conversou com o jornalista Augusto Veloza, da Rádio colombiana Cadena Todelar, que traçou um raio-x do time de Ibagué.

> Barca está prestes a aumentar; veja quem deixou o Fla em 2022

Inicialmente, Veloza explicou que o Tolima é um time de uma cidade pequena, mas que tem conseguido grandes resultados nos últimos anos. Além disso, ele ressaltou que o clube contratou jogadores talentosos, o que agregou positivamente ao perfil físico da equipe.

- Pela história do Tolima nos últimos anos, é uma equipe muito pequena na Colômbia, mas grande por resultados, sempre chegando ou nas semifinais ou nas finais do futebol colombiano. É uma equipe de uma cidade pequena, Ibagué, capital do Departamento de Tolima, que não tem muito apoio da torcida, mas tem sobrevivido. E seu proprietário é um homem de dinheiro. Mas (o valor do clube não é) nada comparado com os valores dos times brasileiros ou argentinos - explicou o jornalista.

- Anteriormente, era uma equipe apenas física, potência física. Agora, são duelos físicos, mas agregado ao talento. Contrataram jogadores de grande manejo da bola. Então, eu creio que, hoje, a grande fortaleza do Tolima é esse processo que começou com Alberto Gamero, hoje técnico do Millonarios, e que continuou com Hernán Torres - completou.

O LANCE! acompanha o jogo entre Tolima e Flamengo em tempo real (Foto: Divulgação/Liga Dimayor)

O Tolima, vale lembrar, chega para a partida após o duro vice do Campeonato Colombiano. No último domingo, o time de Ibagué vencia o Atlético Nacional por 2 a 0 no jogo da volta da final e, dessa forma, forçava a decisão por pênaltis.

No entanto, Jarlan Barrera, de pênalti, descontou já nos acréscimos e garantiu o título para a equipe de Medelín. Apesar disso, Veloza acredita que o revés não afetará o time dentro de campo contra o Flamengo.

- São jogadores maduros, é uma equipe madura, com um técnico muito bom, estão muito bem orientados. Creio que estão com os pés no chão e acho que não vai afetar até porque foi injusto. O Tolima foi superior ao Nacional nas duas partidas, mas lamentavelmente cometeram um pênalti num momento menos indicado. Assim é o futebol e assim é a vida.

> Veja quais são os elencos mais valiosos das oitavas da Libertadores

OLHO NELE

O L! também perguntou a Veloza quem tem sido o grande destaque do Tolima nesta temporada. Na visão do jornalista, é Jeison Lucumí, camisa 33 da equipe. O meia-atacante se profissionalizou no América de Cali e já vestiu as camisas do Atlético Nacional e do Querétaro, do México. Em 2021, ele se transferiu para o futebol espanhol, onde teve uma passagem apagada pelo Elche.

Dessa forma, logo retornou ao país de origem para defender o América de Cali. Ele, novamente, não foi bem, mas neste ano tem sido um dos destaques positivos do Tolima. Até aqui, disputou 22 partidas, marcou seis gols e deu uma assistência.

PROBLEMAS
?

Por outro lado, o time colombiano pode ter desfalques importantes para enfrentar o Flamengo. Anderson Plata e Andrés Ibargüen, jogadores do sistema ofensivo elogiados pelo jornalista, estão com dores musculares e são dúvidas. Além deles, Daniel Cataño se recupera de lesão e também pode ficar de fora.