Topo

Grandes nomes marcam presença no 'aquecimento' para o L'Étape Rio Santander

25/06/2022 18h30


O L'Étape Rio by Tour de France terá sua largada neste domingo (26) às 6h da manhã, partindo da Marina da Glória. Enquanto a prova não começa, o Village do evento funciona como um aquecimento, trazendo debates em painéis e lançamentos de produtos, além de proporcionar o encontro de ciclistas amadores com grandes nomes da modalidade e do esporte brasileiro.

Com interdições na via para uma prova segura para todos os participantes, ela terá dois percursos: o longo de 102 quilômetros com altimetria de 1096 metros e o percurso curto, com 46 quilômetros e altimetria de 450 metros.

A chancela do maior evento de ciclismo mundial, o Tour de France, faz com que o L'Étape Rio proporcione aos participantes uma experiência completa dentro da modalidade desde a retirada do kit, no Village, até a realização da prova.

O Village foi aberto na tarde de sexta-feira (24) e conta com atrações, mentorias e grandes marcas que estão expostas em estandes abertos para a visitação. São mais de 35 expositores entre patrocinadores, marcas oficiais e parceiros, além de receber grandes nomes do ciclismo brasileiro para painéis.

No início da tarde deste sábado (25), foi realizado no palco do Village o Briefing Técnico com o diretor de prova Fernando Cheles, que se colocou à disposição para tirar dúvidas dos participantes.

- O briefing serve para o ciclista entender melhor como é montada a prova, para poder usufruir deste conhecimentos e fazer uma prova segura. Todo o processo é pensado para que o ciclista tenha confiança durante a prova, isso existe em todos os esportes, só tem a agregar. Temos mil e oitocentos ciclistas confirmados para largar, é uma prova de ciclismo de estrada dentro da cidade, o desafio é enorme, vamos curtir a prova e pedalar - disse Cheles.

Além da exposição de marcas e a retirada do kit, este ano o Village conta com pequenos painéis com nomes e temas relevantes do ciclismo atual.

Village recebe grandes nomes do ciclismo

A sexta-feira (24), primeiro dia em que o Village esteve aberto, contou com a participação da atriz e influenciadora Amandha Lee e da embaixadora L'Étape Luciana Prados, que comentaram sobre a participação feminina no L'Étape em um painel comandado por Álvaro Pacheco, do Gregario Cycling.

- Foi uma experiência incrível que a gente viveu aqui, está crescendo o número de mulheres em provas de ciclismo, esse é um assunto que a gente tem que falar sempre, temos que incentivar as meninas para não terem medo, igual eu tinha. Espero que na segunda edição minha prova seja melhor do que a primeira, se for possível. Cada prova que passa fica um nível melhor, estou ansiosa para domingo - disse a atriz e influenciadora Amandha Lee.

+ 150 dias para a Copa do Mundo: veja fotos do hotel e do local de treinos da Seleção Brasileira

A prova este ano conta com 24% do público feminino e mostra a constância das mulheres na modalidade e o aumento gradual do número de ciclistas do sexo feminino.

- Acho muito bacana a participação feminina no ciclismo, esse ano tivemos 24% do público de mulheres, isso é incrível, espero que tenha cada vez mais. Esse número só não é maior porque ainda existe muito medo e insegurança, além das pessoas acharem que é muito caro praticar ciclismo, hoje é viável conseguir os equipamentos para iniciantes. Queria pedir para todas as mulheres passarem da barreira do medo, o L'Étape é uma prova que se preocupa com os ciclistas, é para todos os níveis e idades, vem com a gente, depois que começa tudo muda - disse Luciana Prados, embaixadora L'Étape Rio.

No sábado (25), Álvaro Pacheco do Gregario Cycling convidou o campeão Murilo Fischer, ciclista brasileiro com sucesso nas Grandes Voltas da Europa e atual Embaixador do Tour de France para o painel do dia. Fischer foi atleta olímpico nos Jogos de Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016."A prova tem espaço para quem quer competir a sério e também para a galera que quer curtir, igual eu, é um evento maravilhoso. O Rio de Janeiro é nosso cartão postal, estou muito feliz com a confirmação do evento para o ano que vem também", falou Murilo Fischer.

+ 150 dias para a Copa do Mundo: veja todos os estádios do Mundial do Qatar

O evento conta também com outros grandes nomes do esporte, como o campeão olímpico do vôlei Nalbert, que mais uma vez marca presença.

- Eu sou suspeito para falar, aqui está tudo maravilhoso, L'Étape Rio é meu xodó. Fico muito feliz com a proporção que esse evento está tomando, as pessoas estão comentado sobre, muito legal, cada ano que passa tem mais gente acompanhando e participando. Muita gente de fora do Rio veio competir esse ano, 70% se não me engano, isso não tem preço - disse Nalbert.

O bicampeão brasileiro de ciclismo de pista, Ricardo Alcici foi anunciado recentemente como o novo embaixador da prova chancelada pelo Tour de France no Brasil e está ansioso para largar neste domingo.

- Estar em um evento desta magnitude e estrutura já é uma satisfação enorme. O Village e todo este clima pré-prova é muito legal. Mas a hora da largada é realmente o momento mais esperado! Todos em busca de superação e ao mesmo tempo diversão. E é neste clima que vou largar para os desafiadores 102 km, procurando extrair o melhor de mim e curtir este momento de prova tão bacana, afinal de contas é o L'Étape! - comentou Ricardo Alcici.

O palco do L'Étape Rio recebe no domingo (26) às 13h a premiação da prova, que começa às 6h da manhã do domingo.

Inscrições 2023

Com o primeiro dia da abertura do Village nesta sexta-feira (24), a organização do evento confirmou a realização da prova para o próximo ano. A confirmação veio da Prefeitura do Rio de Janeiro em conjunto com a organização do L'Étape Rio by Tour de France presented by Santander. O evento será realizado entre os dias 23 a 25 de junho de 2023.

Confira a programação completa do L'Étape Rio:

Sexta - 18h

Participação feminina no L'Étape

Gregario Cycling convida Amandha Lee e Lu Prados

Sábado - 14h

Briefing Técnico com Fernando Cheles + Tira dúvidas

Sábado - 17h

Ciclista Brasileiro com sucesso nas Grandes Voltas da Europa e atual Embaixador do Tour de France, conta da sua diversão em participar do L'Etape Rio

Gregario Cycling convida Murilo Fischer

Domingo - 13h

Premiação

Horário de funcionamento do Village:

Sexta-feira, 24 de junho: das 12h às 20h

Sábado, 25 de junho: das 9h às 20h

Domingo, 26 de junho: das 7h às 17h (Largada: 6h)