Topo

'Mister Champions', Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, fala sobre experiência em finais e faz alerta

27/05/2022 20h56


O Real Madrid vai tentar neste sábado o 14º título de Champions League de sua história. Diante do Liverpool, no estádio Saint Dennis, em Paris, às 16h, o técnico Carlo Ancelotti terá a missão de conduzir a equipe ao terceiro troféu da temporada (já venceu Supercopa da Espanha e Campeonato Espanhol). Para o comandante italiano, a final tem um sabor ainda mais especial.

>>> Saiba quais são os 20 jogadores mais valiosos da final da Champions League

Ancelotti falou na prévia da final de sábado (JAVIER SORIANO/AFP)

Afinal de contas, quando o assunto é Champions, Carleto tem carta branca para falar: foram quatro as vezes que ele terminou o torneio como maior vencedor - uma como jogador, pelo Milan, e três como treinador, pelo Milan, duas vezes, e pelo Real Madrid. Experiência é o que não falta.

- Tenho boa memória de todas as finais. É raro, mas a melhor final que joguei foi em 2005 contra o Liverpool e perdi. Em uma final tudo pode acontecer e temos que estar prontos para tudo. Penso que chegamos muito bem a este momento, mas vamos dar o melhor e assim teremos mais chance de ganhar. Não sei se venceremos assim, mas no futebol há algo que não dá para controlar. Tem que desfrutar e não pensar demais, até que o árbitro apite - disse Ancelotti, em coletiva nesta sexta-feira.

Entre vários assuntos abordados, o momento de Karim Benzema não poderia faltar. Grande astro do Real Madrid atual, o francês marcou, no mata-mata da Champions League, espetaculares dez gols. Ancelotti destacou a evolução do camisa 9 desde sua primeira passagem pelo comando do Real, entre 2013 e 2015, até a atual.

Ancelotti com Benzema, após o jogo contra o PSG (Foto: JAVIER SORIANO / AFP)


- Acho que o Karim tem mais liderança e personalidade dentro e fora do campo. A qualidade dele não mudou e ele segue sendo um dos melhores - salientou.

+Saiba todos os brasileiros campeões da Champions League

Ancelotti também mencionou a 'volta por cima' que teve na carreira. Depois de ganhar o Campeonato Alemão com o Bayern em 2017, o italiano viveu um período de jejum sem troféus importantes. Naturalmente, saiu do caminho dos grandes clubes, treinando Napoli e Everton. O retorno ao Real, visto outrora sob desconfiança, foi driblado com a grande temporada que a equipe faz.

- É uma volta por cima. Pensei muitas vezes nisso. Vivo isso com naturalidade, como este jogo, que é um êxito para nós. Sabemos da exigência que existe no clube, assim como sabemos da história que tem. Chegar aqui foi muito importante. Nossa temporada foi muito boa e estamos perto do objetivo máximo. O ambiente é bom. O time maneja muito bem este tipo de situação. Os veteranos ajudam os jovens a ficarem mais confiantes.

O Real Madrid conquistou o Campeonato Espanhol de 2021/22 (Foto: Víctor Carretero / Real Madrid)

Confira outros pontos da coletiva de Carlo Ancelotti:

A TEMPORADA
Desfruto muito desta temporada e do período que vivo no clube. Estou tranquilo e confiante. Amanhã, sei que pela tarde já vou me preocupar um pouco mais, mas a preocupação se combate com a cara dos jogadores que dão muita confiança.

O JOGO
Acho que temos que mostrar nossas qualidades. O que fizemos durante a temporada temos que mostrar amanhã, e o time teve um compromisso muito grande e qualidades individuais. Os jogadores que entraram sempre deram a cara e fizeram a diferença. Acho que o Liverpool vai fazer um jogo intenso, com qualidade individual e verticalidade. No fim, o jogo é assim. Ganha quem mostra mais capacidade.

APOIO DA TORCIDA DO EVERTON
Sei que o pessoal do Everton vai torcer para nós amanhã. Há uma rivalidade por lá, mas não é só isso. Tenho boas memórias de quando trabalhei lá. Tenho certeza de que vão torcer por mim amanhã.

RECORDAÇÕES DA FINAL DE 2014
Tivemos problemas porque chegamos sem alguns jogadores importantes. Se um jogador tem lesão, não pode jogar. Se todos os jogadores do Liverpool estiverem à disposição, significa que nenhum deles está lesionado. Pode ser que não tenham treinado bem nos últimos dias, mas isso não afetará o jogo, porque é uma final e eles vão deixar tudo.