Topo

Liga das Nações: saiba onde assistir ao torneio de vôlei

Seleções masculina e feminina disputam a Liga das Nações - Jonne Roriz/COB
Seleções masculina e feminina disputam a Liga das Nações Imagem: Jonne Roriz/COB

27/05/2022 17h03

As principais seleções de vôlei do mundo se encontram a partir da próxima semana para a disputa da Liga das Nações. O torneio feminino inicia na próxima terça-feira, com término no dia 17 de junho, em Ankara, na Turquia. Já o masculino começa no dia 7 de junho e vai até o dia 24, com decisão em Bolonha, na Itália.

A seleção brasileira feminina será a primeira a entrar em quadra, contra a Alemanha, às 19h (de Brasília), em Shreveport (EUA). O Brasil busca o título inedito. A transmissão do torneio fica por conta do SporTV.

"Pelo que tenho observado, e pelas declarações do Zé Roberto, esta Liga das Nações vai funcionar como um laboratório para que ele possa experimentar algumas jogadoras que se destacaram na Superliga, e que agora têm a chance de se firmar para fazer parte do grupo do Mundial. Será uma boa oportunidade para vermos caras novas e irmos nos familiarizando com as meninas mais jovens, que em breve estarão na seleção", acredita a comentarista Fabi Alvim.

Já a equipe masculina, que tenta o bicampeonato, estreia no dia 8 de junho, às 21h, diante da Austrália, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Na sequência, o time do técnico Renan Dal Zotto encara Eslovênia, Estados Unidos e China.

Antes do início da competição, porém, a seleção masculina fará dois amistosos com o Japão. O primeiro acontece na próxima quinta, dia 2 de junho, às 21h30, com exibição exclusiva do SporTV. E no domingo, dia 5, as duas seleções voltam à quadra para mais um duelo, com transmissão da TV Globo.

Criada para substituir as tradicionais Liga Mundial e o Grand Prix, competições que tinham o domínio das seleções brasileiras, a Liga das Nações chega à sua quarta edição com novidades para esta temporada.

As 16 equipes estarão divididas em dois grupos e entram em quadra quatro vezes por semana, totalizando 12 jogos até o fim da primeira fase. Os oito melhores times avançam automaticamente para a fase final, para a disputa das fases de quartas, semifinais e final.