Topo

Artista plástico entra na Justiça contra Prefeitura de Santos e Museu Pelé

25/05/2022 17h20


Laércio Alves da Silva deu entrada na Justiça contra a Prefeitura de Santos e o Museu Pelé. Artista plástico alega que emprestou uma estátua do Rei para uma exposição em 2012 e afirma que imagem ainda não foi devolvida. A informação foi divulgada por Rogério Gentile, colunista do UOL.

+ Tem brasileiro! Veja o ranking dos 50 clubes com as marcas mais valiosas do mundo

De acordo com Laércio, a estátua de Pelé foi feita em chapa de alumínio e possui 1,73m de altura. O artista disse que a imagem foi transferida para o Museu Pelé em 2014 e chegou a oferecer inclusive para que a peça fosse comprada.

- A estátua foi ficando na posse do museu, mas não foi dada nenhuma autorização para exposição ou acertado qualquer valor em relação ao uso da obra de arte - declarou Laércio durante o processo.

O artista plástico ainda afirmou que muitas vezes não existe uma menção ao autor da obra. Laércio também critica que o museu tenha colocado uma máscara na estátua sem sua autorização. O artista alegou que buscou resolver a situação de forma amigável, mas não obteve sucesso.

A Prefeitura do Santos por enquanto não apresentou defesa à Justiça. De acordo com apuração do UOL, a administração do museu fez contato com a advogada do Laércio para informá-la que a obra não está sendo mais exposta e que o artista pode retirá-la.

Laércio pediu devolução da estátua e pagamento de indenização por danos morais e patrimoniais. Valor do processo geraria em torno de R$180 mil. Além da obra de Pelé, Laércio também é autor de esculturas de Neymar e Sócrates.

+ Galvão Bueno explica 'briga' com Pelé em transmissão da Copa de 1994