Topo

Marcus "Tuleba" vai jogar a temporada 2022 na Turquia

24/05/2022 15h00


O linha defensiva Marcus "Tuleba" vai disputar a temporada 2022 pelo Istanbul Rams (antigo Koç Rams), da Turquia. O jogador embarcou para o país europeu na noite dessa segunda-feira (23/5) e já vai se integrar à equipe para os treinamentos. Neste ano, o time turco disputará a European League of Football (Liga Europeia de Futebol Americano).

A informação foi publicada primeiramente pelo perfil do Instagram Touchdown Mineiro e confirmada pela Valinor Conteúdo.

Tuleba foi revelado pelo Ipatinga Tigres e esteve no elenco do Galo FA, que foi campeão da Liga Brasileira de Futebol Americano (Liga BFA) em 2018. O atleta também já defendeu o Brasil Onças, a Seleção Brasileira da modalidade.

Aos 35 anos, essa será a primeira experiência do atleta em um clube do exterior. Tuleba destaca que a negociação com o time turco foi bastante rápida. "O clube entrou em contato comigo em um dia e no outro já enviaram o contrato com o planejamento para a minha chegada (à Turquia). Em uma semana, organizei tudo para ir para Istambul", destaca.

Crescimento no esporte e desbravamento na Turquia
O jogador defensivo acredita que a experiência será muito importante para o seu desenvolvimento no futebol americano.

"Lá vou ter as melhores estruturas, os melhores treinadores da Europa e grandes jogadores de todo o mundo. O meu time tem atleta do Japão, além de cinco norte-americanos. Vou poder absorver um grande conhecimento (sobre o esporte). Além disso, vou trazer essa experiência, que é importante para a garotada que está começando no Brasil. Eles precisam ter essa referência. Com trabalho duro, você pode alcançar coisas grandes", afirma.

Tuleba também ressalta que a exportação de talentos do país para outras ligas comprova a qualidade do atleta brasileiro no esporte da bola oval.

"Estamos abrindo as portas, assim como foi o Duzão na NFL, o Pollys (ex-Galo FA) na Europa e o Ryan (David) na Canadian Football League (CFL). Isso é importante para a nova geração que está vindo", ressalta.