Topo

Corinthians

Du Queiroz evoluí, sobrevive ao rodízio e vira fundamental no Corinthians

19/05/2022 06h00

Demorou, mas saiu. Na sua 40ª partida oficial pelo Corinthians, Du Queiroz marcou o seu primeiro gol pelo time profissional contra o Boca Juniors, na Bombonera, pela Copa Libertadores. O gol aconteceu em uma das partidas mais importantes de sua carreira, em um dos palcos mais emblemáticos do futebol mundial, na competição mais pesada do continente.

Muito questionado por parte da torcida no início da temporada, o volante vem ganhando cada vez mais destaque no Timão e se tornou peça fundamental para a equipe. A evolução do camisa 37 passa diretamente por Vítor Pereira.

Desde que chegou ao clube alvinegro, o treinador português vem fazendo trabalhos para aperfeiçoar a saída de bola e posicionamento corporal do volante, além de exercícios complementares de passe e finalização.

"Ele (Vítor Pereira) me chamou para conversar, perguntou se eu estava disposto a aprender, e eu disse que sim. Ele está me ajudando na saída de bola, posicionamento corporal. No meio-campo, precisamos receber a bola de lado, e não de costas, esse está sendo um ponto que está me ajudando. Alguns trabalhos específicos depois do treino, de passe e finalização. Ele está me ajudando a crescer", revelou Du.

Muitos apontavam a chegada de Maycon como um obstáculo na ascensão do camisa 37, mas o regresso do camisa 5 não apenas impactou positivamente o trabalho de Du Queiroz, como potencializou o futebol da cria corintiana, que se fixou como primeiro volante, tendo sempre ao seu lado um escape.

A evolução dentro de campo nos últimos meses fez o volante se tornar exceção no rodízio adotado por Vítor Pereira. Du é o segundo jogador do elenco corintiano com mais minutos em campo (869) somando partidas da Libertadores e Brasileirão. Apenas Cássio (900) jogou mais minutos.

A melhora técnica e o cumprimento do papel tático são os principais fatores que têm transformado Du em presença constante nos jogos do Timão.

O camisa 37 lidera o Corinthians com mais passes certos neste Brasileirão (219). No campeonato nacional, Du Queiroz soma 11 desarmes, algo fundamental na posição que ele atua, como primeiro homem do meio-campo. O lateral Rafael Ramos possui o mesmo número que a cria corintiana. Ambos ficam atrás apenas de Lucas Piton, que conseguiu 15 desarmes em quatro jogos disputados no Campeonato Brasileiro.

Corinthians