Topo

Jogador de 17 anos de clube inglês se assume homossexual

16/05/2022 18h06


Além de proporcionar entretenimento, o esporte também é uma importante ferramenta no combate ao preconceito. Nesta segunda-feira (16/05), o jogador Jake Daniels assumiu ser homossexual. Atleta tem 17 anos e defende o Blackpool, clube da Segunda Divisão Inglesa.

+ Quem é o melhor batedor de pênaltis do Brasil? Saiba números de jogadores

O jogador fez o anúncio durante uma entrevista para a "Sky Sports". Com a revelação, Jake Daniels se tornou o único atleta profissional abertamente homossexual no Reino Unido.

- Por muito tempo, eu pensei que teria que esconder minha verdade, porque eu queria ser, e agora eu sou, um jogador de futebol profissional. Eu me perguntei se eu deveria esperar até eu me aposentar para me assumir. Nenhum outro jogador profissional aqui no país é assumido. Mas eu sabia que isso levaria a um longo tempo mentindo, e a não ser eu mesmo ou levar a vida que eu quero - revelou o jogador.

O anúncio de Jake Daniels fez com que o Blackpool publicasse uma mensagem de carinho ao jogador nas redes sociais. Além do clube inglês, outras entidades também manifestaram apoio ao jovem de 17 anos.

- É vital que nós todos promovamos um ambiente em que as pessoas se sintam confortáveis em serem elas mesmas, e que o futebol seja um líder em combater qualquer forma de discriminação e preconceito - publicou o Blackpool em nota oficial.

A luta contra o preconceito vem sendo enfatizada por diversos clubes ao redor do mundo. Nos últimos meses, casos de racismo e homofobia estiveram presentes em campos de futebol e a expectativa é que essas lamentáveis práticas sejam extintas do esporte.

+ Neto defende jogador do Corinthians após acusação de racismo