Topo

Com festa da torcida e no clima de John Textor, Botafogo entra no G4 do Brasileirão após quase três anos

16/05/2022 15h42


Com a festa da torcida e no clima do investidor John Textor, o Botafogo conquistou mais uma vitória no Brasileirão. O clima é de euforia com o bom momento e as projeções para um futuro glorioso. Desse modo, com o triunfo, a equipe entrou no G4 da competição, algo que não acontecia há três anos (73 rodadas atrás).

Apesar da dificuldade na criação, os comandados de Luís Castro souberam controlar a ansiedade e virar a partida diante de um aguerrido Fortaleza. No momento, o Alvinegro soma 11 pontos em seis rodadas, dois a menos que o líder Corinthians.

+ Mosaico, casa cheia e apoio: torcida do Botafogo faz festa em sintonia perfeita e arranca virada com o time

A última vez em que o clube carioca esteve presente entre os quatro primeiros da competição nacional foi em 2019. Na época, o time era comandado por Eduardo Barroca e derrotou o CSA, fora de casa, de virada, por 2 a 1.

Carlinhos abriu o placar para o Azulão do Mutange aos 16 da etapa final. Na reta final da partida, os volantes Cícero e Alex Santana balançaram a rede e colocaram o Glorioso no G4. O gol do triunfo saiu já nos acréscimos, aos 48.

Dessa forma, o Botafogo assumiu a quarta colocação em 2019 com 15 pontos em oito rodadas (aproveitamento de 71,4%). Na tabela, apenas Atlético-MG, Santos e Palmeiras estavam à frente da equipe carioca. Na rodada seguinte, o time de Eduardo Barroca deixaria o G4 ao ser derrotado pelo Grêmio, por 1 a 0, com gol de Jean Pyerre, em pleno Estádio Nilton Santos.

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro

Em 2022, o aproveitamento do Glorioso é de 61,1%, inferior ao de 2019. No entanto, o momento é totalmente diferente, já que a equipe não perde há cinco rodadas, vem de duas vitórias, e está empolgada com a SAF. Os próximos compromissos serão fora de casa, contra América (MG) e Coritiba.

Vale destacar que entre essas 73 rodadas em que o Botafogo esteve fora do G4 do Brasileirão, a equipe disputou a segunda divisão na temporada passada. Com isso, não teve a oportunidade de brigar por um lugar entre os quatro primeiros da elite.

FICHA TÉCNICA DO JOGO QUE COLOCOU O BOTAFOGO NO G4 EM 2019
?

CSA 1 X 2 BOTAFOGO

Estádio: Rei Pelé
Data/Hora: 9/6/2019 - 19h
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Lúcio Beiersdorf Flor (RS) e Leirson Peng Martins (RS)
VAR: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Renda e público: Não divulgados
Cartões amarelos: Naldo e Luciano Castán (CSA); Rodrigo Pimpão (BOT)
Cartões vermelhos: -
Gols: Carlinhos 16'/2ºT (1-0), Cícero 37'/2ºT (1-1) e Alex Santana 48'/2ºT (1-2)

CSA: Jordi; Apodi, Gerson, Luciano Castán e Carlinhos; Naldo, Jonatan Gómez (Robinho 39'/2ºT) e Matheus Sávio (Dawhan 33'/2ºT); Didira, Maranhão (Madson 17'/2ºT) e Cassiano - Técnico: Marcelo Cabo.

BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Fernando, Carli, Gabriel e Gilson; Cícero, João Paulo (Lucas Campos 24'/2ºT) e Alex Santana; Erik, Diego Souza e Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão 24'/2ºT) - Técnico: Eduardo Barroca.