Topo

La Liga - 2021/2022

Atlético de Madri não deve fazer corredor para aplaudir Real; entenda

Equipes de Madri vão duelar no próximo dia 8 pelo Campeonato Espanhol; guarda de honra não deverá ser feita - Javier Soriano/AFP
Equipes de Madri vão duelar no próximo dia 8 pelo Campeonato Espanhol; guarda de honra não deverá ser feita Imagem: Javier Soriano/AFP

02/05/2022 19h57

A guarda de honra, um dos gestos mais tradicionais do futebol europeu, não deverá ser feita na Espanha — pelo menos pelo Atlético de Madri.

Jogadores do clube da capital espanhola deram a entender que não vão fazer o chamado de "pasillo" (corredor de aplausos) para homenagear o Real Madrid, que se sagrou campeão nacional no último sábado. As duas equipes se enfrentam no próximo dia 8.

Um dos capitães do time, o uruguaio Jose Maria Gimenez deu pistas sobre o assunto, que vem sendo discutido ao longo dos últimos dias em Madri.

"Parabenizamos o Real Madrid pelo título, mas respeitamos a nossa torcida", disse o uruguaio.

O goleiro e capitão Jan Oblak foi mais direto ao assunto e disse que não gosta do gesto, dando ainda mais a entender que a equipe se negará a fazê-lo:

"Como capitão, não gosto nem de dar e nem de receber a guarda de honra".

O que é a guarda de honra?

O gesto é muito comum para homenagear equipes que foram campeãs nacionais, na partida seguinte ao título. Os jogadores montam um corredor para aplaudir a entrada em campo dos adversários campeões. No ano passado, o Manchester City recebeu tais homenagens por ter vencido o Campeonato Inglês.

O Barcelona também fez para o Real Madrid em 2008, quando os merengues foram campeões espanhóis. Muito se comenta que os jogadores do Atlético não receberam a homenagem depois de ganharem a liga nacional em 2014, na Supercopa, no primeiro jogo após o título.