Topo

Grêmio

Roger diz que manifestações racistas são fruto de postura de Bolsonaro

Roger Machado diz que racistas se sentem autorizados a se manifestar por causa de Bolsonaro - Lucas Uebel/Grêmio
Roger Machado diz que racistas se sentem autorizados a se manifestar por causa de Bolsonaro Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

28/04/2022 21h44

Técnico do Grêmio, Roger Machado acredita que a postura do presidente Jair Bolsonaro contribui para o surgimento de manifestações racistas no Brasil. Em entrevista à AFP, hoje, o treinador destacou que os pontos de vista do líder da nação são convergentes aos dos racistas.

"Os indivíduos (racistas) que estavam escondidos (porque a sociedade os reprimia) se sentem autorizados a se manifestar segundo as posturas e pontos de vista do líder da nação, (porque estes) são convergentes. Temos que resistir, porque sua intenção é que retrocedamos, e isso não podemos permitir", disse o técnico Roger Machado.

Roger também falou sobre a existência de poucos treinadores negros no Brasil. O treinador relacionou o futebol a todo social brasileiro e ressaltou que, "quando decidem ascender na pirâmide social, os filtros começam a aparecer".

"O futebol revela o que somos como sociedade. A representatividade da população negra em outras áreas é muito parecida com a do futebol. Quando negros e brancos decidem ascender na pirâmide social, os filtros começam a aparecer. São os filtros da ideologia que criou o racismo e que atribui ao negro uma condição de menor inteligência, menor capacidade de liderança e gestão, justamente as competências de um treinador de futebol", explicou Roger.

O treinador ainda recordou os questionamentos que recebia no início da carreira por ser negro e explicou o "falso mito da democracia racial".

"O racismo velado, à brasileira, esse que construiu um falso mito de uma "democracia racial" na qual, em teoria, não havia racismo nem preconceitos no Brasil. A discriminação sistemática, estrutural, é outra, muito mais complexa", disse o técnico do Grêmio.

"Nos meus primeiros trabalhos como treinador, muitas vezes, quando era demitido, questionavam a minha capacidade de gerir grupos, sendo que essa era uma das grandes capacidades que eu sempre tive como jogador, como liderança, como capitão", completou.

Grêmio