Topo

Uruguai vence o Peru e garante sua vaga na Copa do Mundo

Colômbia vence Bolívia e mantém vivas chances de vaga na Copa do Mundo - LUISA GONZALEZ/REUTERS
Colômbia vence Bolívia e mantém vivas chances de vaga na Copa do Mundo Imagem: LUISA GONZALEZ/REUTERS

24/03/2022 22h40

Considerada uma das seleções mais tradicionais história do futebol, o Uruguai não decepcionou sua torcida, que lotou as dependências do estádio Centenário, e garantiu sua vaga em mais uma Copa do Mundo. Ainda no primeiro tempo, Arrascaeta garantiu o triunfo marcando o único gol do jogo fechando a conta em 1 a 0.

Com o resultado, o time comando por Diego Alonso chegou aos 25 pontos, mantendo-se na 4ª colocação, porém com sua participação na competição organizada pela Fifa foi garantida por causa da derrota do Chile para o Brasil, por 4 a 0. Por outro lado, a equipe comandada por Ricardo Gareca, por conta do revés, acabou estacionando na 5ª posição com seus 21 pontos.

BOM INÍCIO DOS PERUANOS

Apesar de jogar fora de casa, a seleção treinada por Gareca não se intimidou e tratou de ir para cima dos uruguaios. Com isso, logo aos 4 minutos, Lapadula desperdiçou a primeira grande chance da partida ao cabecear sem muita força parando na defesa de Rochet.

Entretanto, aos poucos, a Celeste passou a ditar as ações em campo. Até meados dos 20 minutos, apesar de ver os peruanos conseguirem finalizar mais uma vez com Lapadula, chegava com perigo na área do goleiro Gallese, porém sem efetividade.

URUGUAI SAI NA FRENTE

Seguindo melhor, a equipe treinada por Rodrigo Alonso não desistia de encontrar seu gol. Até os 35 minutos, acionava seus jogadores de frente Darwin Núñez, Luis Suárez e Arrascaeta, dando trabalho ao camisa 1 peruano que mantinha-se atento aos lances.

Até que aos 40 minutos, a Celeste finalmente conseguiu abrir a contagem no Centenário. Após cruzamento de Darwin, Giménez chegou finalizando no travessão, dando o rebote para o jogador do Flamengo, Arrascaeta, que já havia tentado alguns em alguns lances anteriormente, fazendo o primeiro gol do jogo.

MANDANTES MOSTRAVAM FORÇA

Apesar da vantagem no marcador, a Celeste não quis saber de diminuir o ritmo na volta para a etapa complementar. Mesmo com Gareca promovendo sua primeira troca na partida ao colocar Flores no lugar de Peña, viu o rival criar as melhores chances até os 15 minutos. A melhor delas foi com Valverde, em uma bomba de fora da área que acabou parando no travessão.

Com o tempo passando, os dois times promoveram mudanças. Se por um lado o Peru aumentava seu poder ofensivo para conseguir o empate, por outro, o treinador do Uruguai resolveu renovar o gás de seu ataque ao colocar Cavani, muito aplaudido ao entrar, no lugar de Darwin Núñez.

EMOÇÃO NA RETA FINAL DE JOGO

Depois das últimas fichas apostadas por ambos os comandantes, o Uruguai tentou administrar o resultado. Porém, aos 46 minutos, já nos acréscimos dados por Anderson Daronco, Trauco tentou o levantamento para a área, mas o goleiro Rochet acabou sendo surpreendido caindo dentro do gol para fazer a defesa, tentando manter a bola em cima da linha.

Após alguns minutos, depois de uma checagem do VAR, o árbitro brasileiro seguiu com o jogo. Mesmo com a reclamação dos peruanos pedindo o gol, soprou o apito na sequência para encerrar o duelo em Montevideo, com direito a muita festa dos jogadores da Celeste, além da torcida nas arquibancadas.

FICHA TÉCNICA
Uruguai 1x0 Peru


Data e horário: 24/03/2022, às 20h30 (de Brasília)
Local: Estádio Centenário, em Montevideo (URU)
Árbitro: Anderson Daronco (BRA)
Assistentes: Bruno Pires e Kleber Gil
VAR: Wagner Reway (BRA)

Cartões Amarelos: Pallestri, 26'/2ºT

Gols: Arrascaeta, 40'/1ºT (1-0);

URUGUAI: Rochet; Ronald Araújo, Godín, Giménez e Mathías Olivera; Bentancur, Valverde e Pellistri (Damián Suárez, aos 38'/2ºT) e Arrascaeta (Maxi Gómez, aos 38'/2ºT); Luis Suárez (Torreira, aos 31'/2ºT) e Darwin Núñez (Cavani, aos 21'/2ºT).
(Técnico: Diego Alonso)

PERU: Gallese; Advíncula, Zambrano, Callens e Trauco; Tapia, Yotún (Christofer Gonzáles, aos 15'/2ºT), Carrillo (Ormeño, aos 19'/2ºT) e Peña (Flores, no intervalo); Cueva (Calcaterra, aos 31'/2ºT) e Lapadula (Valera, aos 31'/2ºT).
(Técnico: Ricardo Gareca)