Topo

Cade prorroga inquérito e volta a investigar Globo por monopólio do futebol nacional

13/03/2022 16h59


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) prorrogou inquérito e continua investigando a Globo por monopólio do futebol nacional. Procedimento estava parado há cerca de um ano, mas o conselho segue monitorando e renovando as investigações.

A última diligência havia sido feita em abril do ano passado. De acordo com o 'Notícias da TV', a Superintendência-Geral do Cade entende que é necessário tempo para analisar os documentos e tomar certas conclusões.

Na última movimentação processual, a Globo questionou o Cade sobre a validade do inquérito. De acordo com a emissora, o conselho vem trazendo um assunto que já foi esclarecido várias vezes.

O Cade ainda não respondeu a Globo sobre quanto tempo durará as investigações. A averiguação se iniciou em 2019, quando se monitorava uma desvantagem do contrato do Fortaleza com a WarnerMedia no Campeonato Brasileiro daquele ano. Em 2020, começaram as investigações contra a emissora.

Clubes chegaram a alegar que recebiam menos dinheiro da Globo por terem fechado com a Warner. A emissora se defendeu dizendo que essa questão já havia sido esclarecida em 2016 com o Cade.

O órgão buscou correr atrás de acordos feitos no Vôlei, mas a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) defendeu a Globo e disse que a emissora sempre cumpre os contratos com a modalidade. Outros clubes de futebol compartilharam do mesmo argumento.

A situação segue indefinida, mas o Cade continua agindo com cautela, prorrogando os inquéritos e mantendo as investigações contra a emissora.