Topo

Com seminário especial e o Jiu-Jitsu de atração, Festival de Lutas retorna no domingo (22); veja

19/01/2022 14h14


No próximo domingo (22), acontece a segunda etapa do Festival de Lutas da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro. O evento, totalmente gratuito e voltado para crianças e adolescentes de projetos sociais, irá acontecer no Velódromo, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca (RJ), a partir das 9h (horário de Brasília).

Após o sucesso da primeira etapa, que contou com lutas de Boxe e Muay Thai, agora vai ser a vez do Jiu-Jitsu entrar em cena. E além dos duelos no tatame, a estrutura do evento - com organização da FJJD-Rio - terá oficinas, brinquedos, distribuição de brindes e seminários.

Um dos seminários, inclusive, será comandando pela dupla Márcio de Deus e Gabi Pessanha, professor e aluna, respectivamente, e duas referências na arte suave. Gabi, vale citar, é a atual campeã mundial peso e absoluto no adulto faixa-preta pela IBJJF, e celebrou a oportunidade de retribuir o carinho que tem recebido dos fãs.

- É muito gratificante (poder fazer esse seminário no Festival de Lutas). Me lembro que, anos atrás, eu que ia para os campeonatos ver Leandro Lo, Marcus Buchecha, Luiza Monteiro, Monique Elias e outras feras. Na primeira vez que encontrei a Monique pedi para tirar uma foto, ela foi super solícita e só de ter me respondido eu já fiquei realizada. Esse sentimento eu carrego até hoje, mas agora os papeis se inverteram. São as pessoas que pedem para tirar foto comigo, ficam 'caramba é a Gabi', então fico feliz de ser uma referência através do Jiu-Jitsu - disse Pessanha.

- Quando eu olho para trás, muitas pessoas me inspiraram, e hoje fico feliz de servir de inspiração. Eu valorizo muito isso, tiro foto com os fãs, converso, porque eu lembro como coisas assim me motivavam quando eu estava começando - completou a campeã de 21 anos.

Marcado para o domingo (22), o seminário vai ser voltado a jovens de 11 a 15 anos, e só poderão participar os atletas inscritos no Festival de Lutas. Na opinião de Márcio de Deus, faixa-preta de Jiu-Jitsu, professor da Gabi e líder de projeto social, ações como essa liderada pelo secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Gutemberg Fonseca, são fundamentais.

- Eu acredito que esse também deve ser um dos deveres do Estado, promover o esporte dentro das comunidades, pois sabemos como é difícil a realidade desses jovens. O esporte pode, sim, dar uma nova perspectiva de vida, então a ideia do Festival de Lutas colabora e muito nesse sentido - opinou Márcio, antes de encerrar sobre o seminário com Gabi:

- Todo professor se realiza com o sucesso dos seus alunos. A Gabi é minha aluna há 11 anos, desde pequenininha, então ver ela brilhando com certeza me deixa feliz e dividir o tatame com ela será especial. Sem contar a parte técnica, porque hoje ela é a melhor faixa-preta do mundo - encerrou.

Vale lembrar ainda que a terceira e última etapa do Festival de Lutas está marcada para o dia 20 de fevereiro, no Ginásio Municipal de Mesquita, novamente com o Jiu-Jitsu como atração.

SERVIÇO:

Festival de Lutas (Jiu-Jitsu)


Data: 22/01 (domingo)
Horário: 9 horas (de Brasília)
Local: Velódromo, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca (RJ)