Topo

Clubes italianos decidem limitar público nos estádios por aumento de covid

Ibrahimovic em ação pelo Milan contra a Udinese pelo Campeonato Italiano -  Crédito Marco BERTORELLO / AFP
Ibrahimovic em ação pelo Milan contra a Udinese pelo Campeonato Italiano Imagem: Crédito Marco BERTORELLO / AFP

08/01/2022 12h12

A liga italiana convocou uma assembleia de emergência hoje com representantes dos clubes participando por videoconferência para discutir as medidas e os próximos passos do campeonato por causa do aumento dos casos de covid-19 na Itália e ficou definido, por unanimidade, que as rodadas 22 e 23 terão no máximo cinco mil espectadores nos estádios.

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, conversou com Gabriele Gravina, presidente da Federação de Futebol da Itália (FIGC), ontem para avaliar a suspensão do Campeonato Italiano ou a sequência das partidas sem a presença do público, e hoje, com os vinte clubes da Série A na reunião, decidiram por limitar a torcida nas próximas duas rodadas.

Vale lembrar que a atual rodada está ainda com as regras antigas e os jogos mais "pesados", como Juventus e Roma e Inter de Milão contra Lazio terão 50% do público nos estádios, assim como a Supercopa da Itália, que será disputada na próxima quarta-feira entre Juventus e Inter de Milão.

A restrição de público vai durar até a próxima pausa para Data-Fifa, ou seja, ao que tudo indica, no dia 6 de fevereiro a lotação máxima nos estádios, em tese, estará liberada.

Na última quinta-feira, a liga italiana fez um novo protocolo para combater a covid-19 e espera que as regras sejam suficientes para a sequência do campeonato. Segundo a nova proposta, em caso de um ou mais casos da doença no elenco, a equipe entra em campo se tiver, no mínimo, 13 jogadores à disposição, com resultado de teste negativo até meia-noite da véspera do jogo.

Quatro jogos da 20ª rodada do Campeonato Italiano já foram adiados. São eles: Bologna x Inter de Milão, Atalanta x Torino, Fiorentina x Udinese e Salernitana x Venezia.