Topo

Eliminatórias Europeias

Itália empata com Irlanda do Norte e vai encarar repescagem pela Copa do Mundo

Leonardo Bonucci (à esq.) disputa a bola com Josh Magennis no duelo entre Itália e Irlanda do Norte pelo Grupo C das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo 2022. 15/11/2021 - PAUL FAITH/AFP
Leonardo Bonucci (à esq.) disputa a bola com Josh Magennis no duelo entre Itália e Irlanda do Norte pelo Grupo C das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo 2022. 15/11/2021 Imagem: PAUL FAITH/AFP

15/11/2021 18h38

Classificação e Jogos

A Itália visitou hoje (15) a Irlanda do Norte, em jogo válido pela última rodada das Eliminatórias Europeias, e frustrou sua torcida. Ficou no empate sem gols, o que, somado à goleada da Suíça, por 4 a 0, em cima da Bulgária, mandou a Itália à repescagem e classificou a Suíça diretamente à Copa do Mundo do Qatar em 2022.

Jogo morno

Fora de casa, a Itália chegou a dominar as ações no primeiro tempo na cidade de Belfast, mas não levou tanto perigo à meta do goleiro Peacock-Farrell. Ao todo, os italianos finalizaram apenas quatro vezes nos 45 minutos iniciais, contra apenas uma finalização da Irlanda do Norte.

Pressão

No segundo tempo, a Itália continuou pressionando em busca do gol, desta vez se lançando mais ao ataque. Com a defesa bem postada, a Irlanda do Norte conseguiu segurar os visitantes, tentando sair apenas em jogadas rápidas em contra-ataques.

Suíça vence e vai à Copa do Mundo

No mesmo horário, a Suíça recebeu a Bulgária na cidade de Lucerna e venceu os búlgaros por 4 a 0. Noah Okafor, Ruben Vargas, Cédric Itten e Remo Freuler marcaram os gols da equipe comandada pelo técnico Murat Yakin. Com o resultado, os suíços chegaram a 18 pontos, terminando na liderança do grupo. A Itália ficou em segundo, com 16 pontos conquistados.

Ficaram na bronca!

A Itália poderia ter se classificado na rodada anterior, já que enfrentou a Suíça, mas não conseguiu vencer. O empate em 1 a 1 deu esperanças à Suíça, que não desperdiçou a oportunidade. Hoje, após o empate sem gols com a Irlanda do Norte, os jornais italianos —que poucos meses atrás exaltavam a Azzurra pela conquista da Euro— expressaram sua indignação e consideraram a seleção uma "decepção".

Segunda Copa seguida sem Itália?

Pode acontecer! Vale lembrar que a Itália não conseguiu se classificar à Copa do Mundo da Rússia, em 2018, depois de perder, na repescagem, para a Suécia. Em 2014, no Brasil, a Itália também não foi bem e, depois de cair no "grupo da morte", não conseguiu chegar ao mata-mata.

E agora?

Com a vaga garantida, a Suíça espera pelo sorteio da Fifa, que definirá os grupos da Copa do Mundo do Qatar no dia 1º de abril de 2022, em Doha. A Itália, que ficou em segundo, disputará a repescagem, mas ainda não sabe quem será seu adversário. Os jogos só ocorrerão no próximo ano.