Topo

Corinthians só ganhou um dos últimos 10 clássicos contra rival em confrontos realizados no Morumbi

18/10/2021 08h00


Em um passado não muito distante, o Corinthians comemorou vários títulos e conquistou grandes feitos no Morumbi, mas o histórico recente do time em clássicos contra o São Paulo no estádio trazem uma recordação bem diferente das lembranças gloriosas obtidas no local. Nos últimos dez confrontos com o rival na casa tricolor, o Alvinegro só conseguiu ganhar uma única vez e ainda acumulou neste período cinco derrotas e quatro empates.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2021 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

GALERIA
> Confira como foram os últimos 15 jogos entre Timão e Tricolor no Morumbi

Timão e Tricolor voltam a se enfrentar no Cícero Pompeu de Toledo nesta segunda-feira, às 20h, pelo fechamento da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, na qual os visitantes tentarão quebrar esse jejum e conquistar um triunfo que no campo são-paulino não ocorre desde abril de 2017, quando bateu o adversário por 2 a 0 no jogo de ida das semifinais do Paulistão.

Nos últimos dez confrontos entre os rivais no Morumbi, o São Paulo marcou 13 gols e tomou apenas seis. No duelo anterior no local, os anfitriões ganharam por 2 a 1, em agosto do ano passado, também pelo Brasileirão. Na ocasião, a derrota foi doída para os visitantes porque o segundo gol dos donos da casa saiu nos acréscimos da etapa final, aos 46 minutos, com Brenner marcando.

E a última vez que o Corinthians conseguiu superar o adversário em uma partida válida pela competição nacional foi em um clássico realizado há mais de uma década. Isso ocorreu em 7 de novembro de 2010, quando o Alvinegro venceu por 2 a 0, com gols de Elias e Dentinho em um jogo no qual o ataque corintiano contou então com a presença de Ronaldo Fenômeno.

SYLVINHO MINIMIZA PESO DE JEJUM NO MORUMBI

Na última sexta-feira, ao ser lembrado em entrevista coletiva de que o Corinthians não vence o São Paulo no Morumbi, pelo Brasileirão, há 11 anos, o técnico Sylvinho minimizou o peso deste jejum e deu a entender que não pensa em usar essa estatística negativa para incentivar os seus comandados para o clássico desta segunda. Ele deixou claro que prefere focar nos números mais recentes relacionados ao adversário para buscar um triunfo sobre o rival.

- Quando a gente começa a olhar o material do adversário, tudo está em pauta, depois buscamos o que potencializa para o jogo. Algumas estatísticas não fazem parte deste momento e desprezamos. Se interessar, colocamos - afirmou Sylvinho, para depois enumerar os fatores que deverá analisar.

- Os números que interessam são os de campo, mapa de calor, onde a bola entra, transições, parte defensiva como faz, impedimentos, faltas e aí sim estudamos os números para estratégia de jogo. Nem sempre essas estatísticas a gente usa. Não entendemos ser tão significante - completou.

RETROSPECTO HISTÓRICO NO MORUMBI É FAVORÁVEL AO CORINTHIANS


Se por um lado o São Paulo vem sendo superior no histórico recente de clássicos com o Corinthians no Morumbi, o retrospecto geral deste confronto entre os clubes no estádio conta com uma considerável vantagem alvinegra.

Os dois times já se enfrentaram por 149 vezes no campo são-paulino, onde houve 50 vitórias corintianas, 40 triunfos dos anfitriões e 59 empates. Neste longo período, iniciado em 1962, o Timão marcou 169 gols e tomou 165 no local, cuja a sua inauguração aconteceu em 1960.

Confira os resultados dos últimos dez jogos entre os rivais no Morumbi:

5/11/2016 - São Paulo 4 x 0 Corinthians - Brasileirão
26/3/2017 - São Paulo 1 x 1 Corinthians - Paulistão
16/4/2017 - São Paulo 0 x 2 Corinthians - Paulistão
24/9/2017 - São Paulo 1 x 1 Corinthians - Brasileirão
25/3/2018 - São Paulo 1 x 0 Corinthians - Paulistão
21/7/2018 - São Paulo 3 x 1 Corinthians - Brasileirão
14/4/2019 - São Paulo 0 x 0 Corinthians - Paulistão
13/10/2019 - São Paulo 1 x 0 Corinthians - Brasileirão
15/2/2020 - São Paulo 0 x 0 Corinthians - Paulistão
30/8/2020 - São Paulo 2 x 1 Corinthians - Brasileirão