Topo

LANCE! mostra os protocolos da Conmebol contra a Covid-19 antes de Palmeiras x Atlético-MG no Allianz

21/09/2021 20h28


A pandemia de Covid-19 mudou a forma como acompanhamos o futebol. Assim como a torcida, para os jornalistas, como eu, também houve mudanças na hora de cobrir uma partida dentro do estádio, ainda que esse 'privilégio', por enquanto, seja somente da imprensa.


Logo no credenciamento para a partida, recebi como resposta um formulário da Conmebol contendo cerca de 50 perguntas sobre meus dados pessoais, antecedentes médicos, tanto meu como dos meus familiares, além de questões sobre sintomas da Covid-19 e se eu tinha tido algum contato com pessoas que foram diagnosticadas com o vírus.

Formulário da Conmebol sobre a Covid-19 (Foto: Gabriel Santos)

Além disso, algumas orientações foram passadas à imprensa sobre os procedimentos dentro do estádio, como aferição de temperatura e a entrega do formulário epidemiológico da Conmebol antes da retirada da credencial.

Logo na entrada dos profissionais credenciados, um totem com álcool-gel estava disponível para fazer a limpeza das mãos. Subi junto com os demais jornalistas para a tribuna, única área de acesso da imprensa no Allianz Parque.

Chegando no local, havia espaços demarcados onde nós poderíamos ficar, respeitando a distância mínima de dois metros, orientação dos profissionais de saúde para prevenir a contaminação do novo coronavírus, além é claro da obrigatoriedade do uso da máscara.

Toten com álcool-gel no Allianz Parque (Foto: Gabriel Santos)

Para finalizar, não houve nenhum pedido de teste de exame para a Covid-19, nem a apresentação do comprovante de vacinação. Termino esse texto desejando que, assim como eu e outros jornalistas, a torcida possa, muito em breve, retornar aos estádios para apoiar o seu time. Seja do Palmeiras, do Atlético-MG ou qualquer clube brasileiro.