Topo

Aborto nos EUA: Rapinoe e mais de 500 atletas se juntam em campanha para proteger direito

21/09/2021 16h21


Um projeto de políticos republicanos no Mississipi, nos Estados Unidos, gerou uma forte campanha entre jogadoras e esportistas mulheres, nesta terça-feira. Cerca de 500 atletas, lideradas pelas campeãs olímpicas Megan Rapinoe, do futebol, e Diana Taurasi e Sue Bird, do basquete, se juntaram para apelar à Suprema Corte contra a ação de proibir o aborto após 15 semanas de gravidez.

+ Confira a tabela de classificação do Brasileirão A1 e fique sabendo dos jogos

Na visão destas craques, o aborto foi importante para o fortalecimento de esportes femininos no país, como o futebol. O direito que garante que mulheres abortem a gravidez, lei válida desde 1973 em todo os Estados Unidos, o que teria auxiliado na maior segurança delas em projetarem e cuidarem de suas carreiras.

Fazem parte do grupo 26 jogadoras que disputaram os Jogos Olímpicos de Tóquio. No Brasil, cabe lembrar que, o aborto é válido apenas em situações específicas: em caso de risco de vida para a mulher causado pela gravidez, quando a gestação é resultante de um estupro ou se o feto for anencefálico.

- Como mulheres atletas e pessoas no esporte precisamos ter o poder de tomar decisões importantes sobre nossos próprios corpos e exercer controle sobre nossas vidas reprodutivas - comentou Rapinoe à agência Reuters.

A Super Corte americana tem maioria conservadora (6 a 3 entre os juízes). Elas apresentarão argumentos orais sobre o projeto a partir do início de dezembro deste ano, sendo a decisão estipulada para junho de 2022.