Topo

Estádio Lusail, sede da final da Copa do Mundo do Qatar, está a ponto de ser concluído

20/09/2021 18h55


O Qatar deu mais um passo para a entrega da estrutura da Copa do Mundo FIFA de 2022 nesta semana. Pela primeira vez, foi colocado o gramado no Estádio Lusail, que terá capacidade de 80 mil pessoas e que receberá a final da Copa do Mundo. Agora, concluem-se os toques finais no estádio que será a oitava e última sede do torneio construída ou remodelada pelo Comitê Supremo para Entrega e Legado (CS).

Até aqui, o CS concluiu cinco estádios: Khalifa Internacional (remodelação), Al Janoub, Education City, Ahmad Bin Ali e Al Bayt. O sexto, Al Thumama, será inaugurado em 22 de outubro, antes da final da Copa do Emir. O sétimo, Ras Abu Aboud, receberá as primeiras partidas durante a Copa Árabe FIFA de 2021, torneio internacional de 16 seleções que acontecerá entre 30 de novembro e 18 de dezembro. No total, serão utilizados seis estádios durante a Copa Árabe - apenas o Khalifa Internacional e o Lusail não abrigarão jogos.

Lusail receberá seus primeiros jogos em 2022. Durante a Copa do Mundo FIFA, sediará dez partidas, incluindo a final em 18 de dezembro. Idealizado pela empresa britânica Foster + Partners, o projeto do estádio está inspirado na interação de luzes e sombras que caracteriza a lanterna 'fanar'. Sua forma e seu desenho são uma representação da arte da região.

Qatar 2022 será a edição mais compacta da Copa do Mundo FIFA em tempos modernos. Todas as sedes estarão próximas, com distância máxima de apenas 75 quilômetros entre duas sedes. Torcedores e jogadores chegarão ao Qatar por um aeroporto e permanecerão em apenas uma acomodação durante toda a estadia do torneio.

A diferença em relação a edições anteriores é que não serão necessários voos internos e trocas de acomodações e bases de treinamento, o que significa que os jogadores terão mais tempo para treinar e descansar, característica que os ajudará a manter as melhores condições para praticar futebol e privilegiar o espetáculo.