Topo

Instituto Reação, Flamengo e Jequiá Iate Clube brilham na SuperCopa de Equipes da FJERJ; saiba

04/08/2021 14h47


A Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro retomou suas atividades com lutas presenciais no último fim de semana, no Jequiá Iate Clube, na Zona Norte do Rio. O último evento presencial havia sido em março de 2020, antes da pandemia do novo coronavírus, o Torneio de Abertura. Para este retorno, cerca de um ano e meio depois, a FJERJ criou a SuperCopa por Equipes - tendo disputas na classe sênior, veterano e individual.

O evento foi transmitido integralmente no canal do YouTube da FJERJ durante o sábado (31) e o domingo (1), superando a marca de 14 mil acessos. A adesão dos filiados no evento, tanto nas disputas do Shiai Jô, bem como no YouTube, foi o ponto alto da competição, de acordo como uma avaliação da diretoria.

Foram dez equipes inscritas no evento e 68 veteranos no individual. As equipes A e B do Instituto Reação fizeram a final por equipes. O pódio foi composto por Flamengo e Jequiá Iate Clube que ficaram com o bronze. O evento teve ainda homenagens aos atletas que cumpriram ciclos olímpicos e foram promovidos, são eles: Oswaldo Simões (8º Dan), Luiz Virgílio Castro de Moura (5º Dan) e Victor Penalber que foi promovido ao 3º Dan e também anunciou aposentadoria. Ele, inclusive, participou dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016.

Os árbitros promovidos no exame nacional de arbitragem também receberam homenagens durante o evento, além da entrega dos certificados dos Kodanshas, a faixa-vermelha e branca do Judô, aos promovidos em 2021. Jucinei Costa, presidente da federação, fez um balanço da realização do torneio.

- Tivemos um grande desafio para retomar as competições com um evento inédito, transmitindo ao vivo todos os combates, nos dois dias. Observamos incansavelmente todos os protocolos de segurança contra Covid-19 e higienização dos espaços de competição. Foi incrível! Agradeço imensamente aos nossos grande parceiros e estrelas do evento que são as agremiações filiadas e seus atletas, além é claro dos apoiadores, como a Brazil Card, Daudt Sport, Kimonos Seishin, Kimonos Yama, Green Hill e a Adidas - destacou.

Após a SuperCopas por Equipes, FJERJ já está programando para o fim de agosto, ainda sem data definida, o Carioca para as classes a partir do Sub 13.