Topo

Emocionado com Rebeca Andrade, Casagrande diz que 'todo brasileiro branco' deve se culpar pelo racismo

29/07/2021 20h50


Rebeca Andrade é a primeira ginasta do Brasil a conquistar uma medalha olímpica. A representatividade do feito vai muito além do lugar mais alto no pódio. Assim como Daiane dos Santos, que ressaltou a conquista de uma mulher negra, o comentarista Casagrande, emocionado, também exaltou a importância do feito de Rebeca.
+ Confira a classificação dos grupos no futebol masculino

Engatilhado pelo desabafo de Daiane dos Santos, Casão disse se sentir culpado pelo racismo estrutural no Brasil e ressaltou que 'todo brasileiro branco' também deveria se sentir assim.

- Estou bastante emocionado. Conquistar uma medalha, uma garota que veio da situação que ela [Rebeca] veio, é maravilhoso. Mas ao mesmo tempo me dá uma tristeza quando a gente precisa ouvir ainda a Daiane contar que ninguém acreditava em uma atleta negra, que uma atleta negra não poderia participar de alguns esportes, que não poderia ganhar uma medalha. Isso me entristece e me bate muito forte. Nós temos que mudar essa situação. Não é no esporte, não. É na sociedade brasileira - disse no programa ''Seleção SporTV'' de hoje (29).

- Eu espero, antes de morrer, não ouvir mais esse tipo de fala, que vem de dentro do coração dela [Daiane]. A gente é culpado disso, eu me sinto culpado com isso. Todo brasileiro branco deve se sentir culpado, um pouco ou muito, por uma situação como essa. Isso me machuca porque eu não suporto racismo, acho nojento. Quando eu vejo uma conquista de uma atleta negra, uma garota que vem de uma situação humilde, e aí você vê a Daiane, que foi uma excelente ginasta, negra também, falando dessa situação, isso me machuca. Ao mesmo tempo que eu estou feliz, e muito emocionado pela conquista, eu fico triste pela nossa sociedade ter essa racismo estrutural dentro dela - afirmou.

Rebeca Andrade conquistou a medalha de prata no individual geral, com 57.298 pontos. Sua apresentação, embalada pela canção "Baile de Favela", e seu feito comoveu os brasileiros.