Topo

Pioneira, jurada transgênero vai julgar filha em prova da canoagem nos Jogos Olímpicos de Tóquio

27/07/2021 20h37


Os Jogos Olímpicos de Tóquio vão simbolizar a inclusão e também a relação familiar. Kimberly Daniels, primeira jurada declaradamente transgênero da competição, vai julgar a sua filha Haley Daniels na prova de canoagem slalom, nesta quarta-feira, às 00h50 (horário de Brasília).


+ Emocionado, Italo Ferreira celebra medalha de ouro no surfe: 'Meu nome está escrito na história'


Kimberly participou das Olimpíadas Rio-2016 como jurada. De acordo com o site "ge", ela fez a transição de gênero há pouco tempo e não esperava chegar ao Japão como mulher. Porém, com o adiamento dos Jogos por conta da pandemia do novo coronavírus, Daniels conseguiu fazer a transformação antes da realização da competição.

Destacando a importância de sua filha na luta, Daniels entende da importância de sua participação e representatividade num evento deste porte.

- Acho que sou uma pioneira hoje, mas eu realmente esperava sair e ficar quieta. Meu objetivo sempre foi ser vista como mulher, agora tenho que me ver como uma mulher transgênero e isso também é um grande passo. Minha filha tem lutado pela igualdade de gênero na maior parte de sua carreira na canoagem - disse.

+ Natação: Leonardo de Deus se classifica à final dos 200m borboleta

A jurada tem um exemplo dentro dos Jogos Olímpicos: a halterofilista Laurel Hubbard, da Nova Zelândia, será a primeira mulher trans a competir em Jogos Olímpicos, na categoria até 87 kg.

- Tenho 1,80m, mãos enormes e costumava jogar futebol. Por outro lado, perdi muita massa muscular (com a transição). Acho importante que as pessoas expressem quem são - afirma Kimberly.

O COI, Comitê Olímpico Internacional, não impõe restrições a juízes ou atletas transgêneros masculinos. Já as mulheres trans, desde 2015, podem competir em eventos femininos se seus níveis de testosterona forem compatíveis com atletas nascidas mulheres.

Veja abaixo o quadro de medalhas e o calendário dos Jogos Olímpicos de Tóquio: