Topo

Japão vence Chile e se garante no mata-mata das Olimpíadas

27/07/2021 09h52


Chile e Japão encerraram as suas participações na fase de grupos no futebol feminino nas Olimpíadas de Tóquio. O jogo válido pela 3ª rodada do grupo E acabou com vitória das japonesas por 1 a 0 e garantiu o time da casa no mata-mata além de eliminar a seleção sul-americana.

A vitória levou o Japão aos cinco pontos e permitiu que as donas da casa se classificassem como uma das melhores terceiras colocadas para enfrentar a Suécia nas quartas de final em jogo marcado na próxima sexta-feira (30), às 7h (de Brasília).

O revés na última rodada faz com que o Chile retorne para casa sem nenhum ponto na competição olímpica para a equipe da goleira Endler. As chilenas perderam os dois outros jogos da fase de grupos para Grã-Bretanha e Canadá.

A primeira etapa do jogo entre Chile e Japão foi de domínio das donas de casa e de muito trabalho para a goleira Endler, que evitou gols durante boa parte dos 45 minutos iniciais, sendo as primeiras logo com dois minutos de jogo, quando a arqueira tirou o doce da boca de Iwabuchi e Sugasawa.

Buscando o gol a todo custo para ter a vaga carimbada para o mata-mata, o Japão seguiu pressionando no segundo tempo e foi premiado já no último terço do jogo.

Aos 32 minutos, a atacante Mina Tanaka - que entrou no intervalo da partida - finalmente quebrou o paredão da goleira Endler e balançou as redes chilenas após boa assistência da camisa 10 japonesa Iwabuchi.

Os jogos das quartas de final do torneio feminino das Olimpíadas de Tóquio estão previstos para a próxima sexta-feira (30) e o Japão só deve enfrentar a seleção brasileira em uma possível final.

FICHA TÉCNICA
CHILE 0 X 1 JAPÃO:


Local: Estádio de Miyagi, Miyagi (JAP)
Data e hora: 27/07/2021 - 8h (de Brasília)
Árbitro: Melissa Borjas (HON)
Assistentes: Shirley Perello (HON) e Mary Blanco (COL)
VAR: Pawel Raczkowski (POL)
?Cartões amarelos: Miura, Kumagai (JAP)

GOLS: Tanaka (32'/2°T) (1-0)

CHILE (Técnico: Jose Letelier)

ESCALAÇÃO: Endler; Pardo (Mardones, aos 30/2ºT), Guerrero e Saez; Balmaceda (Toro, aos 0/2ºT), Araya, Lopez (Pinilla, aos 38/2ºT), Aedo (Acuna, aos 38/2ºT) e Lara; Zamora (Grez, aos 11/2ºT) e Urrutia.

JAPÃO (Técnica: Asako Takakura)

ESCALAÇÃO: Yamashita; Shimizu, Kumagai, Takarada e Kitamura; Hasegawa (Kinoshita, aos 21/2ºT), Miura (Nakajima, aos 38/2ºT), Hayashi (Endo, aos 9/2ºT) e Sugita; Iwabuchi e Sugasawa (Tanaka, aos 0/2ºT).