Topo

Skate estreia nas Olimpíadas com Brasil como favorito ao ouro: conheça a modalidade e veja os horários

24/07/2021 07h00


Neste sábado, o skate fará a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A nova modalidade surge como uma esperança para o Brasil, favorito no esporte, conseguir somar no seu quadro de medalhas. Com skatistas como Pamela Rosa, Rayssa Leal, Letícia Bufoni, Pedro Ramos e Kelvin Hoefler, o Brasil surge como uma potência das pistas.

Veja a tabela do futebol masculino nas Olimpíadas

Em Tóquio, o skate será disputado no Ariake Urban Sports Park, e será divido nas categorias 'park' e 'street'. Com um total de 80 atletas, sendo 40 para cada modalidade (20 no masculino e 20 no feminino), o esporte será disputado em duas etapas.

SKATE STREET
O skate street é composto por elementos da modalidade disputada nas ruas em seu método mais tradicional. Na Ariake Urban Sports Park, a pista simulará obstáculos encontrados em ruas como corrimões, rampas, degraus e muretas, por exemplo.

A categoria contará com 40 atletas divididos igualmente em masculino e feminino, e todos disputarão duas voltas de 45 segundos mais cinco manobras. Das sete notas recebidas pelos skatistas, quatro servirão para determinar a sua classificação para a final, onde os oitos melhores disputarão as medalhas após as notas iniciais serem zeradas e a disputa ser reiniciada.

Trio do street feminino é favorito a medalhas (Montagem LANCE!)

FEMININO
?PAMELA ROSA

Primeira colocada no ranking mundial de skate street, Pamela Rosa é uma das grandes estrelas do Time Brasil em Tóquio. Favorita para a conquista de uma medalha na competição, a skatista brasileira é a atual campeã mundial de sua modalidade.

RAYSSA LEAL
Com apenas 13 anos de idade, Rayssa Leal, a 'Fadinha do Skate', desponta como um dos grandes destaques do Brasil para as Olimpíadas. Assim como Pamela Rosa, a jovem estrela é uma das favoritas para a medalha, Rayssa também foi vice-campeã mundial e campeã brasileira pela modalidade.

LETÍCIA BUFONI
A mais experiente entre as atletas do skate street feminino, Letícia Bufoni ocupa a quarta colocação do ranking mundial, e também é uma das favoritas para a conquista de uma medalha. A brasileira já conquistou diversas medalhas no X Games e, por isso, é a terceira mulher com maior número de medalhas em competições organizadas pela ESPN.

Trio do street masculino busca medalha (Montagem LANCE!)

MASCULINO
KELVIN HOEFLER

Grande esperança do skate street brasileiro nas Olimpíadas para a conquista de uma medalha, Kelvin Hoefler é um dos atletas com grande experiência no Brasil. O skatista chegou a entrar no Guiness Book, o livro dos recordes, por ser o atleta com mais títulos (cinco) do Campeonato Mundial de Skate no street.

FELIPE GUSTAVO
Na 17ª colocação do ranking mundial de street, Felipe Gustavo também representará o Brasil nos Jogos Olímpicos. Em 2019, o skatista brasileiro foi o terceiro colocado no Street League World Championships do Rio de Janeiro e vice-colocado no Tampa Pro, nos Estados Unidos.

GIOVANNI VIANNA
O skate street brasileiro fecha a sua delegação com Giovanni Vianna, de 20 anos, que hoje está na 19ª colocação do ranking mundial da modalidade. Vice no Street League World Championships de São Paulo em 2019, o jovem atleta é uma promessa do esporte.

SKATE PARK
No skate park, nome autoexplicativo, os skatistas disputarão na arena com um 'bowl', os piscinões do esporte, com outros elementos do street, do halfpipe e do vertical são inseridos, como os corrimões e as rampas maiores, por exemplo.

Nesta categoria, são feitas quatro voltas de 45 segundos cada uma, com a maior nota recebida sendo utilizada para a classificação para a final. Os oito melhores da primeira fase avançaram para a final, onde as notas são zeradas e disputas são reiniciadas.

Trio do park feminino conta com jovens atletas (Montagem LANCE!)

FEMININO
DORA VARELA

Com 19 anos, Dora Varela é a brasileira que está melhor colocada no ranking mundial no skate park, e ocupa a nona colocação da modalidade. A skatista foi campeã brasileira de bowl e vice-campeã brasileira de park, e busca uma medalha nos Jogos.

ISADORA PACHECO
Segunda brasileira mais jovem do skate nas Olimpíadas de Tóquio, Isadora Pacheco, de apenas 16 anos de idade, ocupa a 11ª colocação do ranking mundial. Em 2019, a skatista brasileira sagrou-se campeã nacional de skate park.

YNDIARA ASP
Yndiara Asp, décima quarta colocada no ranking mundial de skate park, é mais uma a representar o Brasil em Tóquio. Campeã da Vans Parks Series nas etapas de Montreal e São Paulo em 2019, a brasileira também conquistou, neste mesmo ano, o Oi Stu Brasília.

Trio masculino é forte na busca pela medalha (Montagem LANCE!)

MASCULINO
LUIZ FRANCISCO

Terceiro colocado no ranking mundial, Luiz Francisco, de 21 anos, foi o primeiro a se classificar no skate park. O skatista brasileiro foi vice-campeão do Aberto Internacional de Nanjing, na China, e do Mundial disputado em São Paulo no ano de 2019.

PEDRO BARROS
Seis vezes medalhista de ouro nos X Games, Pedro Barros é um dos grandes nomes do Brasil no skate olímpico, e briga por medalha. O skatista ocupa a quarta colocação do ranking mundial, e foi apontado já como o sucessor de Mineirinho e Bob Burnquist.

PEDRO QUINTAS
Aos 19 anos de idade, Pedro Quintas ocupa a décima colocação do ranking mundial de skate, e conseguiu a classificação para os Jogos Olímpicos junto de seus companheiro no Dew Tour. O atleta aparece como uma das grandes promessas do Brasil para o skate nos próximos anos.

CALENDÁRIO - TODOS OS HORÁRIOS DE BRASÍLIA
?

Sábado (24/07)
21h - Classificatória do street masculino

Domingo (25/07)
21h - Classificatória do street feminino
00:25h - Final - street masculino

Segunda-feira (26/07)
00:25h - Final - street feminino

Terça-feira (03/08)
21h - Classificatória - park feminino

Quarta-feira (04/08)
21h - Classificatória - park masculino
00:30h - Final - park feminino

Quinta-feira (05/08)
00:30h - Final - park masculino