Topo

Grêmio sofre virada para a LDU e está eliminado da Sul-Americana

20/07/2021 21h13


Na noite desta terça-feira (20), a LDU venceu o Grêmio por 2 a 1 em Porto Alegre e se classificou para as quartas de final da Copa Sul-Americana. Diego Souza abriu o placar na Arena, mas Alcívar marcou duas vezes e selou a eliminação do Tricolor Gaúcho.

Agora, as duas equipes voltam suas atenções para os seus campeonatos nacionais. Pelo Brasileirão, o Grêmio volta a campo no sábado (24), quando enfrenta o América-MG, em casa, às 17h. Por outro lado, a LDU tem pela frente o Nueve de Octubre no domingo (25), às 17h, fora de casa.

LDU pressiona
Os primeiros 15 minutos foram de constante presença da LDU no campo ofensivo. Apesar de não criarem nenhuma chance clara de gol, os equatorianos rondaram a área do Tricolor Gaúcho e tentaram infiltrar em diversos momentos.

Por sua vez, o Grêmio apostou nas jogadas de contra-ataque em velocidade já que se viu pressionado quando teve a bola nos pés. Entretanto, apesar da iniciativa, principalmente de Léo Pereira, nenhuma chance real de gol foi criada.

A marca do artilheiro com a ajuda do goleiro
?
Depois da pressão inicial da LDU, o Grêmio conseguiu equilibrar as ações e começou a assustar o goleiro adversário. Aos 19 minutos, Victor Bobsin apareceu de surpresa dentro da área, recebeu de Cortez, mas foi travado no momento da finalização.

Não demorou muito para Diego Souza furar o bloqueio adversário. Aos 22, Alisson cruzou pelo lado esquerdo, e o centroavante tricolor tocou no contrapé de Gabbarini, que aceitou.

Grêmio recua, e LDU empata
?
O gol fez o Grêmio retomar a postura dos minutos iniciais. Fechado em seu campo defensivo, o Tricolor Gaúcho aceitou a pressão dos equatorianos. Gabriel Chapecó apareceu bem após Amarilla completar cruzamento, e depois em chute de longe de Alcívar.

Contudo, o goleiro gremista nada pôde fazer aos 43, quando Alcívar apareceu de surpresa no meio dos zagueiros e cabeceou a queima-roupa, estufando as redes e deixando o duelo empatado em 1 a 1 na ida para o intervalo.

Quem não faz, leva
?
Com 2 minutos da etapa final, o Grêmio conseguiu chegar duas vezes. Na mais perigosa delas, Léo Pereira recebeu frente a frente com Gabbarini, mas desperdiçou a oportunidade.

Do outro lado, Jhohan Julio recebeu pelo lado direito da área, tentou driblar Fernando Henrique e caiu pedindo pênalti. No campo, José Argote não marcou, mas após análise no VAR, confirmou a penalidade. Na cobrança, Alcívar não deu chances para Gabriel Chapecó e colocou a LDU na frente.

Grêmio é obrigado a sair para o jogo
?
Em desvantagem no jogo na Arena e no confronto em geral por conta do número de gols fora de casa, Felipão mandou o Grêmio com força total para o campo de ataque. Em um primeiro momento, Alisson recebeu na entrada da área e arriscou chute perigoso.

Mais tarde, Diogo Barbosa e Léo Chú entraram em campo para darem mais ofensividade à equipe gaúcha. Contudo, o Grêmio chegou pelo lado direito. Vanderson cruzou, e Diego Souza quase conseguiu completar para o gol.

LDU se segura e elimina o Grêmio
Com o placar agregado de 2 a 2 embaixo dos braços, a LDU passou a se fechar, visto que os dois gols marcados na Arena davam a classificação para os equatorianos.

O Grêmio pressionou a todo instante na reta final do duelo. Abusando das bolas aéreas, o Tricolor Gaúcho não conseguiu criar uma chance real de reverter o placar. Assim, os comandados de Felipão agora estão eliminados e focam apenas no Brasileirão e na Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 2 LDU
?Local
: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Data/Horário: 20 de julho de 2021 (terça-feira), às 19h15
Árbitro: José Argote (VEN)
Assistentes: Alberto Ponte (VEN) e Pablo Llarena (VEN)
Gols: Diego Souza (22'/1°T) (1-0), Alcívar (43'/1°T) (1-1), (9'/2°T) (1-2)
Cartões amarelos: Léo Pereira, Kannemann (Grêmio), Zunino (LDU)

GRÊMIO: Gabriel Chapecó, Vanderson, Pedro Geromel, Kannemann (Ruan, aos 34'/2°T) e Bruno Cortez (Diogo Barbosa, aos 25'/2°T); Fernando Henrique (Léo Chú, aos 25'/2°T), Victor Bobsin e Jean Pyerre; Léo Pereira (Pinares, aos 18'/2°T), Alisson (Guilherme Azevedo, aos 34'/2°T) e Diego Souza. Técnico: Felipão.

LDU: Gabbarini, Perlaza, Guerra, Luis Caicedo e Ayala; Piovi, Alzívar, Zunino (Quinteros, aos 32'/2°T) e Mercado (Villarruel, aos 25'/2°T), Jhojan Julio (Cruz, aos 43'/2°T); Amarilla. Técnico: Pablo Marini.