Topo

Saka quebra silêncio após insultos racistas por pênalti perdido na Eurocopa

Saka, da Inglaterra, perdeu o último pênalti da disputa e viu a Itália ser campeã em Wembley - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
Saka, da Inglaterra, perdeu o último pênalti da disputa e viu a Itália ser campeã em Wembley Imagem: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images

15/07/2021 13h41

Bukayo Saka, meia-atacante do Arsenal e da seleção inglesa, quebrou o silêncio após sofrer insultos racistas por desperdiçar o último pênalti da Inglaterra na final da Eurocopa contra a Itália. Em um comunicado, o jovem de 19 anos afirmou estar desapontado, mas que não irá abaixar a cabeça.

"Doeu muito e eu senti como se tivesse desapontado a Inglaterra e minha família, mas eu prometo que não deixarei que este momento ou toda a negatividade que recebi me quebre. Para quem esteve do meu lado e me escreveu cartas sinceras, eu sou muito grato. Isto é sobre o que o futebol deveria ser", declarou.

O atleta também fez uma críticas as diversas redes sociais em que sofreu insultos por conta de sua cor.

"Eu não quero que nenhuma criança ou adulto receba o ódio ou as mensagens dolorosas que eu, Marcus e Jadon recebemos. Eu sabia instantaneamente o tipo de ódio que receberia e é triste que as plataformas mais poderosas não fazem o suficiente para parar com estas mensagens. Não há espaço para racismo ou ódio no futebol ou em qualquer lugar da sociedade", disse.

Saka está de férias e deve voltar a se reapresentar no Arsenal para dar início ao trabalho de pré-temporada nos próximos dias. O técnico Mikel Arteta já demonstrou apoio ao jovem em entrevistas coletivas.