Topo

Projeto "Luta: Escola da Vida", parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e o Instituto Irmãos Nogueira, recebeu, nesta terça-feira, a visita de Rogério Minotouro

16/06/2021 09h01


As atividades, realizadas na Arena 3, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, começaram há cerca de um mês. Como a procura tem sido grande, foram oferecidas, inicialmente, 120 vagas de MMA e Jiu-jítsu. O projeto também funciona na Vila Olímpica Professor Manoel José Gomes Tubino, no Mato Alto, com 80 vagas de boxe.

Além do apoio da secretaria, que cedeu os espaços para a prática dos esportes, o "Luta: Escola da Vida" contou com o patrocínio do Governo Federal, através da lei de incentivo ao esporte, e do Grupo Protege, que patrocina iniciativas dessa natureza. O objetivo principal é usar o esporte como ferramenta de transformação e inclusão social.

O cadastramento dos alunos, realizado na própria Arena 3 e na secretaria da Vila Olímpica do Mato Alto, ainda está aberto. Para se inscrever, o aluno/responsável deverá apresentar a xerox da identidade, CPF, comprovante de residência do responsável, identidade do menor e declaração escolar.

- Não tinha dúvidas de que esse projeto seria um sucesso. É muito gratificante ver toda essa procura e a alegria das crianças por estarem frente a frente com o seu ídolo. Como o Instituto Irmãos Nogueira já tem esse histórico de trabalhos com projetos sociais, o que fizemos foi unir esforços para aproveitar o legado olímpico e oferecer atividades também de cunho social. Muitas vezes os alunos das vilas só têm nossos espaços como opção para a prática do esporte e do lazer - disse Guilherme Schleder, Secretário Municipal de Esportes.

Durante sua visita, o ex-lutador fez um discurso emocionado para os alunos:

- Todo os dias vocês vão fazer o juramento de dedicação, honestidade, respeito, autocontrole, disciplina, persistência. Aqui a gente quer formar faixa preta dentro e fora do octógono. Vocês são guardiões de valores. Usar o que aprender na aula para defender o bem somente de forma positiva e ajudando o próximo -- ressaltou, lembrando que, além do esporte, os alunos ainda tem a oportunidade de vivenciar um ambiente olímpico, cujo o legado é a energia ímpar de uma Olimpíada.