PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Reforços, quem sai, expectativas e tabela: como o Fluminense chega para o Brasileirão Feminino

16/05/2021 07h00


Com o investimento no futebol feminino crescendo a cada ano, o Fluminense inicia, neste domingo, mais uma campanha no Campeonato Brasileiro A2. Depois de ser eliminada nas oitavas da última temporada, a equipe vem de um vice do Carioca e também contará com a força da base, campeã do Brasileirão Sub-18. A estreia, nas Laranjeiras, às 15h, é contra o Vila Nova, com transmissão do MyCujoo.com.

O Flu está no Grupo D, ao lado de Atlético-GO, Criciúma, Red Bull Bragantino, Sport e Vila Nova. Com seu formato democrático, o torneio conta com 36 representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. O formato tem seis grupos de seis equipes jogando em turno único entre si. Avançam para a 2ª Fase os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros, que jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final.

Veja a tabela completa do Brasileirão A2

OBJETIVOS

A parceria firmada entre o Fluminense e o Daminhas da Bola em 2018 visava o retorno do futebol feminino ao clube, que deu toda a estrutura e investiu em profissionais ao longo desse tempo. Com a afirmação da modalidade e o crescimento, agora o Tricolor busca consolidar o trabalho e disputar, enfim, a primeira divisão nacional. O título do Brasileirão Sub-18 foi o primeiro das mulheres na história do clube.

- Estamos trabalhando forte, o acesso para A1 é o principal objetivo do Fluminense em 2021. Estamos construindo grandes resultados, mas estar na série A1 nos abre portas para buscar voos maiores para o Futebol Feminino do Fluminense. Sabemos da nossa responsabilidade, temos uma estrada pela frente, vamos dar um passo de cada vez, com pés no chão, mas muito conscientes do que queremos na competição, que é a vaga. Não vai faltar luta, dedicação e entrega dentro do campo, as meninas estão querendo muito, nos comprometemos juntos, atletas e comissão, e seguiremos assim durante toda competição - disse a técnica Thaissan Passos, em entrevista ao LANCE!.

Thaissan Passos, treinadora do Flu (Foto: Mailson Santana/FFC)

QUEM SAIU

Para esta temporada, Tatá (Thayna Marins), Altamires, a goleira Luana, Andressa Cunha e Gabi Batista deixaram o Fluminense.

QUEM CHEGOU

As contratações do Fluminense para o ano foram as laterais Andreza Souza e Jéssica Alves, a meia-atacante Beatriz Pereira, a atacante Juliana Regina, a meia Paula Passuello e a meia/volante Verônica da Silva. Além disso, as atletas Tarciane, Núbia, Luany e Andressa Magalhães passam a integrar a equipe adulta. A goleira Ravena, Luiza Travassos, Sabrina Amorim e Carol Valle reforçam a equipe, mas ainda jogam pela categoria Sub-18. A integração entre time principal e base é a força e o desafio do Flu no futebol feminino.

COMO CHEGA

A última vez que a equipe feminina jogou uma partida oficial foi na decisão do Estadual contra o Botafogo, quando o Flu acabou derrotado. No mesmo dia, em Porto Alegre, as meninas do Sub-18 levantaram a taça do Brasileiro. Em 2020, o Fluminense terminou em terceiro lugar no Grupo F, com 10 pontos (três vitórias, um empate e uma derrota). Nas oitavas de final, porém, venceu por 1 a 0 em casa e viu o Fortaleza devolver o placar fora. Nos pênaltis, classificação das adversárias vencendo por 4 a 2.

- Estamos focadas ao máximo para lutar por esse acesso. Os treinos estão intensos, e a nossa estreia está cada dia mais próxima. Não podemos pensar diferente, estamos respirando esse acesso para a A1, a equipe tem deixado o máximo nos treinamentos em busca do crescimento coletivo, do objetivo e vamos encarar cada jogo como se fosse uma final - avaliou Kelly, ao L!.

TABELA DO FLUMINENSE NO BRASILEIRÃO (jogos com transmissão da MyCujoo)

1ª rodada
16/05 (domingo)
Fluminense x Vila Nova, às 15h
Laranjeiras, Rio de Janeiro (RJ)

2ª rodada
23/05 (domingo)
Criciúma x Fluminense, às 15h
Heriberto Hulse, Criciúma (SC)

3ª rodada
30/05 (domingo)
Fluminense x Red Bull Bragantino, às 15h
Laranjeiras, Rio de Janeiro (RJ)

4ª rodada
06/06 (domingo)
Fluminense x Sport, às 15h
Laranjeiras, Rio de Janeiro (RJ)

5ª rodada
18/06 (sexta-feira)
Atlético-GO x Fluminense, às 16h30
Antônio Accioly, Goiânia (GO)

Futebol