Topo

Conmebol define Montevidéu como sede da final da Libertadores e da Sul-Americana de 2021

13/05/2021 14h04


A Libertadores de 2021 já tem local assegurado para sediar a final: Montevidéu, no Uruguai. Nesta quinta-feira, após reunião virtual, a Conmebol definiu que a capital uruguaia receberá a decisão do principal torneio do continental e também a da Copa Sul-Americana.

A final da Libertadores será realizada no dia 20 de novembro, em horário ainda a ser ser definido. Já a decisão da Sul-Americana ocorrerá no dia 6 de novembro, duas semanas antes, também com horário a ser sacramentado. Ambos os jogos cairão em um sábado.

Oficialmente, o procedimento adiantado do Uruguai em relação à vacinação contra a Covid-19 - a primeira dose do imunizante já alcançou 36% de sua população - pesou na escolha da Conmebol. O fator histórico em relação à Copa do Mundo também foi citado pela entidade, em nota oficial:

- A boa situação de saúde projetada para novembro no Uruguai, país que planeja vacinar um alto percentual de sua população em julho, foi decisiva para a decisão em um ano excepcional condicionado pela pandemia. Além disso, as únicas finais servirão como uma espécie de relançamento do estádio Centenário, no marco da candidatura sul-americana para a Copa do Mundo de 2030. Com efeito, a Federação Uruguaia de Futebol traçou um plano de investimentos em seu principal recinto esportivo, com a meta de chegar a 2030 com uma renovação radical. Ainda no que diz respeito à capacidade hoteleira e operação aeroportuária, Montevidéu obteve uma classificação elevada.

O Estádio Centenário, palco da final da primeira Copa do Mundo (1930), será o local de uma decisão de Libertadores pela oitava vez na história da competição - a última ocorreu em 1988, quando o Nacional, último uruguaio a levantar a taça continental, sagrou-se campeão.

+ Veja a tabela completa da Libertadores

Em tempo: a Conmebol também revelou que o Monumental de Guayaquil, no Equador, sediará a final da Libertadores em 2022, e o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, a Sul-Americana do ano que vem.